Aracaju recebe a Caravana liderada por Afif

25 de abril de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A Caravana da Simplificação foi até a cidade de Aracaju, na manhã desta sexta-feira, 25. O evento, que promove o novo Simples e a Redesim foi realizado no Centro de Convenções de Sergipe e contou com a participação do Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif. Logo depois da palestra na caravana, o ministro participou de almoço com lideranças e representantes do segmento das micro e pequenas empresas na Associação Comercial de Sergipe.

Ao longo da apresentação o ministro destacou a Redesim entre as medidas que estão sendo tomadas pela SMPE que norteiam a caravana e que resultam em benefícios para o cidadão. “A Redesim é o principal projeto da SMPE neste ano, porque ela tem um grande impacto econômico no Brasil”, afirmou.

Para compor a mesa de abertura, estiveram presentes autoridades como o governador do Sergipe, Jackson Barreto, o diretor-presidente da Junta Comercial do Sergipe (Jucese), George da Trindade Góis, o secretario de Desenvolvimento de Estado de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia e presidente do Fórum Estadual das Microempresas e Pequenas Empresas do Estado de Sergipe, Saumíneo da Silva Nascimento e o secretario de Estado da Fazenda, Jeferson Passos.

Para o governador, muitos esforços já foram feitos em Sergipe para simplificar a vida das micro e pequenas empresas: “Se trabalharmos e simplificarmos vamos fortalecer cada vez mais essa cadeia para o desenvolvimento do Estado”, afirmou.

O diretor-presidente da Jucese explicou as medidas que estão sendo tomadas para a integração com a Redesim: “Nós da Jucese, estamos convictos de que uma grande massa vai integrar a Redesim”, afirmou. O diretor também entregou medalha de honra em agradecimento para o ministro Guilherme Afif simbolizando o lançamento da Redesim em Sergipe.

Iniciativas para a realização de ações transformadoras para o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas brasileiras, como o tratamento jurídico diferenciado previsto na Constituição, a desoneração tributária e a desburocratização na abertura e no fechamento de empresas também foram temas abordados por Guilherme Afif. “Precisamos dedicar mais tempo para capacidade de produção e muito menos com burocracia”, ressaltou.
Entre os programas da SMPE também está o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que já entregou ao todo 27 caminhões para todas as unidades da federação com o objetivo de facilitar a logística do produto artesanal. Na manhã desta sexta-feira, Guilherme Afif entregou as chaves do caminhão para o governador de Sergipe. O ministro afirmou que “o artesanato precisa ser apoiado e ampliado” no Brasil.
O projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios das micro e pequenas empresas e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito também foram temas expostos pelo ministro. Outro objetivo da caravana é o início do processo de fortalecimento dos Fóruns Estaduais, a partir da atuação conjunta com o Fórum Permanente e da SMPE. Guilherme Afif destacou também a importância do Fórum para ampliar a capacidade de ação.

A rodada de palestras já percorreu os estados de Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Ceará e Pará. Até o fim de maio, a Caravana da Simplificação terá percorrido as 27 capitais brasileiras.

Deixe um comentário!