Amazonas tem quase 40 mil MEIs

25 de março de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

AMAZONAS – Segundo dados da Receita Federal do Brasil, até o dia 11 de março o número de cidadãos cadastrados como MEI foi de 3,8 milhões no Brasil. Destes, quase 40 mil estão no Amazonas, onde desde 2009 muitos profissionais vêm buscando a formalização para contar com benefícios como a proteção da Previdência Social.

Entre as empresas individuais no Amazonas, o comércio varejista de artigos vestuários e acessórios responde por 13%, seguido dos minimercados, mercearias e armazéns que representam 8%. Cabeleireiros correspondem a 5% do total de formalizados, seguido por lanchonetes, casas de chá, sucos e similares, com 4%.

Em relação à faixa etária, 36% dos MEIs possuem entre 31 a 40 anos e 26% têm idade entre 21 e 30 anos. Já os empreendedores com mais de 41 anos representam 36% e aqueles abaixo dos 20 anos são 1,1%.

Mais da metade dos empreendedores individuais do Amazonas possuem estabelecimento fixo, enquanto 21,5% são ambulantes, possuem postos móveis ou vendem de porta a porta. Quase 7% funcionam pela internet.

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República já começou o envio dos carnês de pagamento da contribuição dos empreendedores individuais relativos ao ano de 2014, pelos Correios. A ideia é estimular a adimplência deste público para que benefícios como como auxílio-doença e aposentadoria sejam mantidos.

Fonte: D24am

Deixe um comentário!