Afif quer reduzir inadimplência dos MEIs

5 de julho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Para reduzir o problema da inadimplência entre os Microempreendedores Individuais (MEIs), a Secretaria da Micro e Pequena Empresa estuda procedimentos para simplificar a impressão das guias de recolhimento. “Uma das possibilidades é o envio de carnê ao MEI com as guias de pagamento do ano inteiro”, diz Afif.

Luiz Barretto, presidente do Sebrae, concorda com a medida. Para ele, devido à forte cultura do carnê, o uso desse recurso – muito utilizado por redes de varejo – faz com que a inadimplência seja muito baixa.

Mais da metade dos 3,1 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) que se formalizaram nos últimos anos está com o pagamento de tributos em atraso. Segundo a Receita Federal, o nível de inadimplência no final de maio era de 52%. Isto se deve principalmente a questões culturais e à falta de informação.

Outra medida que pode reduzir este percentual é a informação sobre a possibilidade da perda da cobertura previdenciária pelos microempreendedores que não estiverem em dia.

Mesmo com a inadimplência alta, a formalização pelo MEI é importante tanto para aumentar a arrecadação federal como pelos benefícios garantidos aos empreendedores.

Fonte: Folha de S. Paulo

 

1 comentário para “Afif quer reduzir inadimplência dos MEIs”

  1. natan roberto de lima disse:

    devido a não ter acesso as informações de como proceder para retirar boleto para pagamento mensal dos impostos.tive que atrasar os pagamentos de tau forma que agora não tenho como pagar o montante. como faço para voltar a pagar novamente começando do zero desde de já agradeço .

Deixe um comentário!