Afif defende marquise protetora para as MPEs

24 de setembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A Caravana da Simplificação continua correndo o interior do estado de São Paulo para divulgar as alterações na Lei do Simples. Desta vez, na cidade de Rio Claro, o ministro Guilherme Afif aproveitou para destacar que a nova lei garantiu uma marquise protetora para que as micro e pequenas empresas tenham a garantia preservada do tratamento diferenciado previsto na Constituição, e não sejam prejudicadas por leis, normas ou regulamentos incompatíveis com sua realidade.

Em seu discurso, o ministro lembrou que a partir da edição da Lei 147/14, se as regras diferenciadas não estiverem claras, a norma não vale para os pequenos. “Este dispositivo é uma espécie de marquise protetora contra o lixo burocrático e corporativo jogado na cabeça dos pequenos pela União, Estados e Municípios. E este mecanismo já se mostrou eficiente. A presidenta Dilma vetou uma lei que obrigava todas as farmácias do Brasil a terem um farmacêutico de nível superior responsável em período integral. Os autores da lei não levaram em conta o tratamento diferenciado para um setor que conta com 80% de empresas enquadradas como MPEs. O veto imposto pelo Palácio do Planalto foi inteiramente baseado no novo dispositivo da lei”.

Ainda sobre a Lei 147/14, o ministro destacou a importância do acesso às mudanças que ela promove. “Para que a Lei pegue, ela precisa ser do conhecimento de todos. E aqui, em Rio Claro, isso não pode ser diferente. Estamos aqui para que vocês conheçam a nova Lei e a divulguem para que as mudanças cheguem aonde devem chegar”, disse Afif.

O ministro lembrou, ainda, que garantir melhor ambiente para as MPEs é um investimento governamental importante que impacta diretamente na economia, e que incentiva a geração de emprego e distribuição de renda. “Hoje, 52% dos empregos no Brasil são gerados pelas 9 milhões de micro e pequenas empresas. Se cada unidade de negócios gerar um emprego que seja, serão 9 milhões de novos empregos no País. Isso representaria um aumento de 28% na taxa de emprego no setor privado e um impacto indireto em aproximadamente 36 milhões de pessoas. É um aumento significativo e que deve ser incentivado sempre”.

O Diretor Técnico do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, que é de Rio Claro, agradeceu a presença do ministro na cidade e disse que a união de esforços entre governo federal, estados, municípios e entidades como o Sebrae, está garantindo a evolução das MPEs no Brasil. Além disso, ele disse que o ministro Guilherme Afif é referência e inspiração para os empresários locais. “O ministro é um personagem fundamental no crescimento das micro e pequenas empresas deste País. Só ele poderia consolidar essa união de esforços”.

Participaram do evento o presidente da Associação Comercial e Industrial de Rio Claro (ACIRC), Antônio Carlos Beltrame, o vereador e presidente da Frente Parlamentar do Empreendorismo de Rio Claro, João Luiz Zanine, o Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o prefeito de Cordeirópolis, Amarildo Zorzo, prefeito de Corumbataí, Leandro Martinez, o vice-prefeito de Analândia, Jairo Aparecido Mascia, vice-prefeito de Ipeúna, José Antônio de Campos, vice-prefeita de Iracemápolis, Denise Calice Martins e o vice-prefeito de Santa Gertrudes, Paulo Zemuner, além de representantes de diversas associações comerciais e do Sebrae.

A Caravana agora segue para Campinas.

Deixe um comentário!