A mãe que é fera no empreendedorismo

12 de maio de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

AMAZONAS – Mãe em tempo integral desde os 17 anos, a empresária Mônica Abreu resolveu aprender a costurar assessórios como hobby, confeccionando artigos para ela e para as duas filhas, na época com 10 e 12 anos. Em 2003 ela começou a dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo. “Sempre gostei de atividades manuais. Aprendi a costurar com a minha vizinha, Maria José, e nunca mais parei”, diz.

Ela relata que após muitas tentativas frustradas, conseguiu fazer a primeira bolsa, que logo virou um sucesso entre as amigas de colégio das filhas. “Elas me viram usando e começaram a fazer encomendas. Quando menos percebi, já estava fazendo laços para o cabelo, estojos e mais uma diversidade de produtos que elas pediam”, relembra. “Confesso que, quando o negócio começou a ficar sério, deu um frio na barriga. De vez em quando eu chorava porque eu só queria cuidar das minhas filhas e da casa. Porém, ele acabou virando um novo filho e está, inclusive, me ajudando a não sentir tanta falta da minha filha mais velha, a Jéssica, que está fazendo intercâmbio no Canadá. Além disso, ele não me afastou de ninguém, minhas filhas e meu marido possuem papéis fundamentais, desde a escolha das estampas aos cálculos administrativos”.

Hoje, com um quiosque no Manauara e outro no Shopping Ponta Negra, a marca “Mônica Abreu” já produz as próprias estampas e deve virar uma franquia em breve.

Dados do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae, apontam que o número de empreendedoras cresceu 21,4% entre 2003 e 2013. A região Norte foi a que mais cresceu no País, registrando um aumento de 80% durante os dez anos. Sempre listados por especialistas no assunto em palestras, entrevistas e livros, comprometimento, liderança e organização financeira são características fundamentais para quem deseja obter sucesso ao abrir um negócio. Os mesmos quesitos que podem ser facilmente atribuídos também às mães na hora de cuidar dos filhos.

Fonte: A Crítica

Deixe um comentário!