A batalha pela Presidência

16 de fevereiro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

 

A eleição para a Presidência da República em 1989 foi um dos momentos mais marcantes da vida de Guilherme Afif.

Foi uma disputa emocionante, em que o nome de Afif ganhou destaque nacional.

O tempo de TV e os recursos eram poucos. Mas isso não foi empecilho para ele se comunicar com os eleitores. Espontâneo e sincero, Afif impressionou pela firmeza de suas palavras e convicção de suas ideias. Disse: “Prefiro meus cinco minutos onde vou apresentar uma proposta concreta, do que mais de 20 com um discurso vazio”.

Afif surpreendeu o Brasil e foi um dos candidatos mais votados do país, ficando à frente de políticos como Ulysses Guimarães, Roberto Freire e Fernando Gabeira.

O desempenho de Afif virou notícia e ganhou destaque nos principais veículos de comunicação. A revista Veja, por exemplo, estampou em sua capa: “O FATOR AFIF – O candidato que empolga a classe média”.

Mas não foi só a classe média que Afif conquistou. Com o slogan “Juntos chegaremos lá”, empolgou brasileiros de todos os segmentos sociais.

Um visionário

Durante toda a sua carreira, seja empresarial ou política, Afif foi ousado e inovador. Como bom formulador de ideias, em sua campanha para presidente ele apresentou propostas consistentes e defendeu importantes bandeiras para o cidadão.

De forma pioneira, seus programas políticos na TV durante o horário eleitoral foram transmitidos na linguagem de sinais.

Em sua campanha Afif também chamou a atenção para a força da agricultura: ele sempre acreditou que o Brasil viria a ser uma grande potência nesse setor.

E foi o que aconteceu. De acordo com o Ministério da Agricultura, em 2010 e 2011 as produções de arroz, feijão, soja, milho e trigo somaram 142,9 milhões de toneladas – o que coloca o Brasil como o segundo maior produtor mundial de alimentos, atrás apenas dos Estados Unidos.

A eleição para a Presidência da República em 1989 revelou-se um momento decisivo para Afif. Foi quando ele entrou definitivamente para o cenário nacional e passou a ser reconhecido por suas propostas, coerência e determinação.

Para ele a campanha de 1989 significou mais do que uma lição de democracia. Confirmou a sua vocação de fazer da política um instrumento para transformar as suas ideias em realizações.

Deixe um comentário!