Uma pesquisa inédita do Sebrae demonstra o sucesso da criação do Microempreendedor Individual (MEI): dados colhidos em maio apontam que existem 2,5 milhões de empreendedores individuais no Brasil. A estimativa é que o número de empresários dobre e chegue a quatro milhões em julho de 2014, superando as pequenas empresas. Os dados mostram que o índice de sobrevivência das novas empresas se aproxima do registrado em países desenvolvidos.
Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, a melhoria do ambiente econômico brasileiro e o aumento do poder de consumo favoreceu o empreendedorismo. Esta conclusão coincide com os resultados da pesquisa do Instituto Data Popular, que mostra que dos 19,7 milhões de brasileiros interessados em iniciar uma empresa em 2012, 58,3% pertencem à classe C.
Também chama a atenção na pesquisa do Sebrae a expressiva participação feminina de 46% no MEI, superando a porcentagem de mulheres nas micro e pequenas empresas. A confecção e venda de roupas, bijuterias e alimentos lidera o ranking das atividades mais procuradas.
Idealizado por Afif, o MEI foi criado em 2008 para beneficiar os trabalhadores informais. Quatro anos depois, a maioria dos novos empresários consideram mais favorável a legalização do que manter o empreendimento na clandestinidade.