Afif divulga Simples Internacional na Argentina

12 de novembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta semana, o ministro Guilherme Afif cumpriu agenda na Argentina. Na terça, 11, o ministro apresentou as alterações da Lei 147/2014 ao secretário de Pequena e Média Empresa do governo argentino, Horácio Roura. A pauta da reunião, que ocorreu em Buenos Aires, foi a internacionalização do comércio entre as empresas de pequeno porte.

“Apesar dos problemas, a Argentina é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil e, ao mesmo tempo, uma potência agrícola mineral como a nossa e aqui do lado. Crise em chinês é a soma de dois ideogramas: Wei-chin. Wei é perigo. Chin é oportunidade. É na crise que surgem as oportunidades. Foi o que fui sentir. E não deu outra. Um grande entusiasmo pela ideia, pois globalização é só para os gigantes e não chegou ainda aos pequenos e médios que sofrem com as travas de uma burocracia aduaneira massacrante em ambos os países. É um pacto pelos Pymes como dizem lá. Acredito que, para começar, é o melhor parceiro independente do Mercosul que é muito travado em função de grandes interesses protecionistas. Os pequenos não querem proteção. Querem liberdade num verdadeiro regime de livre mercado e não de reserva de mercado”, diz o ministro.

A criação de políticas públicas para micro e pequenas empresas também será tema do encontro com o ministro de Desenvolvimento Econômico, Francisco Cabrera, na quarta-feira, (12). “A expectativa é facilitar o comércio exterior entre as MPEs dos dois países”, afirma o ministro.

De acordo com Afif, as ações fazem parte do Simples Internacional, programa concebido pela SMPE que tem como meta ampliar o comércio internacional no setor de bens e serviços. “Para que os entendimentos possam se concretizar, nossa proposta é celebrar acordos bilaterais entre países que privilegiem e simplifiquem as exportações de suas MPEs. Vamos convocar dois seminários, um na Argentina e outro no Brasil, para prepararmos um tratado de livre comércio para pequenas e médias empresas de ambos os países. Será um acordo bilateral com a máxima desburocratizarão dos controles de fronteiras e simplificação das normas aduaneiras e também a criação de operadores logísticos de transporte e armazenagem para entrega porta a porta dos bens transacionados”, completa Guilherme Afif.

Agenda: 

10 de novembro (segunda-feira)

20h30 – Jantar oferecido pelo Embaixador Everton Vargas ao Ministro-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, na Residência do Brasil (Local: Arroyo 1130/1142)

11 de novembro (terça-feira)

12h00 – reunião com o Secretário de Pequena e Média Empresa do Governo Nacional, Horácio Roura (Local: Av. Julio A. Roca, 651)
13h30 – Almoço na Câmara de Industriais de Produtos Alimentícios – CIPA (Local: Av. Córdoba, 1354, 9º andar)

12 de novembro (quarta-feira)

10h00 – Encontro com os economistas Miguel Peirano e Simon Bestame (Local: Embaixada do Brasil, Cerrito 1350, 10º andar)
14h00 – Encontro com o Ministro de Desenvolvimento Econômico do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires Francisco Cabrera (Local: Av. de Mayo 575, 1º andar, sala 101)
17h00 – Reunião com o Presidente da Confederação Argentina da Média Empresa – CAME,  Osvaldo Cornide (Local: Florida 15, 3º piso)

 

Deixe um comentário!