Afif discute o Simples com equipe de transição

3 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O ministro Guilherme Afif irá discutir com a equipe de transição propostas de alíquotas menores e teto maior de receita do Supersimples em 2015, regime que reduz a carga tributária menor em 40%. O principal aliado das mudanças é o futuro ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que comandou os estudos encomendados pelo governo desde agosto para definição de novas regras para o SuperSimples, enquanto consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para defender as propostas, Afif levará à equipe de transição o argumento de que a renúncia fiscal a ser arcada pelo governo federal será compensada pelo aumento da receita das empresas beneficiadas: “É um projeto que tem bastante lógica. Traz benefícios para o universo empresarial que geram emprego e renda e tem impacto orçamentário extremamente relativo. Quando os tributos são menores, todos pagam, saem da informalidade e o governo arrecada mais”, afirmou o ministro, após se reunir com a presidente Dilma nesta terça-feira.

Nesta quarta, 03, Afif vai se reunir com os principais ministros da equipe de transição: na área política – Casa Civil, Aloizio Mercadante; e Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini; área econômica – além de Barbosa, o futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Estudos

No encontro com a presidente Dilma, Afif levou os estudos coordenados pela FGV e endossados por Barbosa que propõem um aumento de 400% no teto de receita anual das empresas optantes pelo Supersimples.

Questionado se o descontrole das contas públicas e a queda de arredacação não desaconselharia novas bondades fiscais, Afif manteve a convicção de que as propostas poderão gerar mais emprego, renda e receita tributária:

“Os estudos apontam que um aumento de 4,2% no faturamento das empresas compensará a renúncia fiscal que será necessária para o novo Supersimples”, acrescentou.

Pacto legislativo

Afif disse reconhecer que, em razão do recesso de final de ano, há “uma janela legislativa estreita” para aprovação de proposta de projeto de lei com as alterações a ser encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional. Destacou, porém, que a elaboração dos estudos – coordenados pela FGV, em parceria com a Fundação Dom Cabral e apoio da Fipe e do Insper – resultou de um pacto acordado com o Congresso em julho durante a votação da quinta revisão da Lei Geral das MPEs.

“Vamos ver se o Congresso mantém o pacto de aprovar as mudanças ainda este ano [para passar a valer em 2015]”, sinalizou o ministro, que avaliou que haverá um grande esforço dentro do Congresso para aprovar o projeto mais rápido possível. Ele disse achar possível que o projeto seja aprovado ainda em 2014 pelo Legislativo, mas acrescentou que a implementação das novas regras pode acabar ficando para 2016.

Tabela progressiva

De acordo com os estudos, o ministro declarou que as novas alíquotas do Supersimples cairão permitirão a “transição suave” das microempresas para empresas de pequeno porte e desse tamanho para médias empresas.

“Você tem uma graduação que vai fazer com que a empresa possa crescer feliz, sem o ter que permanecer nanicas ou expandirem como caranguejos. Hoje, ela tem medo de crescer. Medo de pular de faixa. Isso é um programa de incentivo ao crescimento. Acho que conseguimos chegar a um bom termo”, declarou.

Na avaliação de Afif, a maior vantagem das propostas será o estabelecimento de tabela progressiva, a exemplo do que acontece com o Imposto de Renda – uma nova faixa de alíquota só incide sobre a parte excedente da alíquota anterior.

Em entrevista ao DCI, Afif afirmou que há hoje no Brasil uma concentração empresarial excessiva que também recebe a maioria dos incentivos fiscais concedidos pelo governo.

“85% do faturamento no Brasil está nas mãos de 0,3% das empresas, enquanto 95% respondem por 15% do faturamento”, comparou.

Fonte: DCI e Valor Econômico

1 comentário para “Afif discute o Simples com equipe de transição”

  1. Ampec Micropar Paranavai disse:

    Bom Dia
    Gostaríamos de parabeniza-lo pelo trabalho incessante que vem fazendo em busca de melhoria para o micro e pequeno empresário.
    Nos como associação de Miroempresas do Noroeste do Paraná agradecemos, sendo assim podemos passar a nossos associados que temos um representante firme na luta em beneficio ao Microempresário.
    att

Deixe um comentário!