Afif quer acesso das MPEs ao mercado externo

25 de março de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Diante da dificuldade que o excesso de burocracia representa para a entrada das micro e pequenas empresas na globalização, o ministro Guilherme Afif declarou nesta segunda-feira que o governo estuda a criação do Simples Internacional para que este segmento consiga ter acesso ao mercado mundial.

Atualmente as empresas de menor porte respondem por menos de 2% das exportações brasileiras. Além das taxas aduaneiras e das exigências burocráticas, somam-se aos empecilhos a infraestrutura precária e a falta de crédito competitivo. Para mudar este cenário, o Simples Internacional vai ajudar a indústria de pequeno porte a ter uma contrapartida em relação a estrangeiras que entram no Brasil através de alterações em regras da Receita Federal e também no Simples Nacional.

“Hoje, infelizmente a globalização é coisa de grande empresa que tem estrutura para enfrentar a burocracia aduaneira e os custos de exportação. É preciso ter sistemas simplificados de aduanas, que permitam inclusive ter operadores logísticos direcionados às micro e pequenas empresas”, disse Afif. “Se essas normas forem simplificadas e mudadas, acredito que teremos um grande estímulo para as micro e pequenas empresas buscarem o mercado internacional”

As mudanças ainda não têm prazo para serem feitas, mas a previsão da SMPE é que saiam ainda este ano.

Fontes: FIERN e O Estado de S. Paulo

1 comentário para “Afif quer acesso das MPEs ao mercado externo”

  1. Rita disse:

    Material necessário para a TESE

Deixe um comentário!