Afif abre a feira Mãos do Brasil em SP

12 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O ministro Guilherme Afif abriu hoje, às 15h, a primeira feira nacional de artesanato: a “Mãos do Brasil”. A feira reúne artesãos do país inteiro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Produtos feitos de madeira, sementes, argila, fios e tecidos, fibras, cerâmicas, palhas, entre outros materiais, serão expostos e comercializados durante nove dias.

Realizado pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), instituído pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o evento estará dividido por estado e cada um terá o espaço de cem metros quadrados para montar seu estande e apresentar o trabalho. Além disso, o evento contará com shows representativos da cultura dos estados e uma praça de alimentação com comidas típicas brasileiras.

“São 24 estados presentes representando 600 artesãos, sendo 150 presentes, inclusive muitos deles fazendo a sua arte ao vivo para o público. Os produtos são belíssimos e variados. Vale a pena ir para comprar os presentes de Natal. São mãos brasileiras em um Natal que tem sido muito mais chinês, disse o ministro. Para ele, o destaque da “Mãos do Brasil” é o espaço “Saber Fazer”, que apresenta a multiculturalidade do País. “As regiões brasileiras serão representadas por mestres artesãos, que poderão fazer a sua arte ‘in loco’. O intuito é valorizar a exclusividade do produto feito a mão pelos artesãos de todo o Brasil. Dessa forma, com a junção de todos os estados, temos um país inteiro feito à mão”, afirmou.

O artesão Duilio Sampaio, de Várzea Grande (MT), é um desses mestres artesãos. Durante todo o evento, ele vai fazer as tradicionais violas de cocho, instrumento musical confeccionados a partir de troncos de madeira inteiriços. “Estou muito satisfeito. Será muito bom mostrar como se faz um dos maiores símbolos do artesanato mato-grossense”.

Segundo a artesã Cleide Batista, o “Mãos do Brasil” é uma oportunidade para aqueles que procuram opções para as compras de Natal. “Aqui, além de expor o que fazemos, também podemos vender nossos produtos. É uma opção para quem procura artigos personalizados e com preços acessíveis”, completa. Cleide, que há 30 anos é artesã, faz mobiliários e utilitários de palha com a planta da taboa e tem um espaço fixo no museu da palha, em Florença, na Itália.

As atrações especiais da feira ficam por conta dos de grupos folclóricos, como o maracatu “Nação Estrela Brilhante” de Recife (PE) que vai se apresentar neste domingo, 14.

Abertura 

Durante a solenidade que deu início ao Mãos do Brasil, Guilherme Afif disse que o Salão fará parte do calendário oficial da Secretaria. “Esta é a primeira. Para a próxima, quero uma grande feira de negócios, com workshops para o crescimento dos nossos artistas. O artesão precisa sobreviver da sua arte e merece todo o nosso apoio e reconhecimento”.

Além disso, o ministro aproveitou para destacar que considera os artesãos como parte da verdadeira classe batalhadora do Brasil. “Com o apoio da presidenta Dilma Rousseff, compramos 27 caminhões para que os estados pudessem transportar seus produtos e para nos prepararmos para esta grande feira que está se materializando, hoje, em São Paulo”.

Os caminhões foram entregues pela secretaria (por meio de concessão) às Coordenações Estaduais do Artesanato e entidades representativas do segmento para aumentar as oportunidades de negócios com diferentes parceiros, e consequentemente, fomentar a renda e produção do artesão. O aumento da comercialização do artesanato é um dos principais objetivos do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), coordenado pela SMPE.

Participaram também da solenidade o secretário de Gestão Pública do Estado de São Paulo, Waldemar Caputo, que representou o governador Geraldo Alckmin (PSDB/SP); o secretário municipal de Turismo e presidente da São Paulo Turismo, Wilson Poit; o secretário do estado de Goiás, William Layser e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Serviço:

Durante todo o evento haverá transporte gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê do metrô até o Pavilhão de Exposições do Anhembi.
Data: 12 a 20 de dezembro de 2014.
Horário: de sexta a domingo, das 11h às 20h. De segunda a quinta, das 14h às 22h.
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi.
End.: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – zona Norte – São Paulo.
Entrada gratuita

 

Fonte: Secretaria da Micro e Pequena Empresa

Deixe um comentário!