Valor agregado custa três vezes mais

12 de abril de 2013
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Uma pesquisa comparativa de preços entre Miami e São Paulo feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), mostra que a diferença de preço entre um produto comprado no Brasil e nos EUA pode custar até três vezes mais para o bolso do consumidor brasileiro.

Uma calça jeans da marca Levi’s, por exemplo, é encontrada em Miami por US$ 35,20 (cerca de R$ 71,10). A mesma calça, em São Paulo, não é encontrada por menos que R$ 239. A diferença se aplica também a acessórios e produtos de tecnologia como notebooks e celulares.

Segundo o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, isto acontece porque o Brasil tem uma tributação muito forte sobre o consumo, que é embutida no valor final, pago pelo consumidor, em qualquer produto. “Aqui temos PIS, Cofins, ICMS e IPI – os dois últimos impostos variam de acordo com a utilidade do produto”, explica. Ou seja, o grau de tributação no Brasil é feito de acordo com a necessidade ou a utilidade dos produtos para a população.

Quanto menos necessário for o produto, maior será a carga tributária. Isto está fazendo com que surjam os chamados “sacoleiros executivos internacionais”, pessoas que viajam para o exterior e compram os produtos, trazem para o Brasil, colocam 100% em cima do valor do produto e, mesmo assim, ainda sai mais barato do que o valor cobrado por aqui.

Fonte: IBPT

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