Um show para apaixonados por carros

24 de outubro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

As últimas novidades da indústria automotiva já podem ser conferidas pelo público, com a abertura da 27ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o maior e mais importante evento deste setor na América Latina. Os apaixonados por carros poderão apreciar de perto 500 carros expostos, de 49 diferentes marcas.

Diante da crise econômica mundial, o setor automotivo tem o Brasil como referência para expandir as fronteiras de seus investimentos, ampliar vendas e alargar a participação no mercado global. De acordo com projeções da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (ANFAVEA), o mercado brasileiro trabalha com projeção de crescimento de 4% a 5% nas vendas em 2012, superando a marca de 3,63 milhões de veículos vendidos no ano passado.

Caso os projetos anunciados nessa edição do evento se confirmarem, o Brasil poderá abrigar, nos próximos anos, mais nove fábricas de automóveis. As principais marcas europeias e asiáticas estão de olho no crescente mercado brasileiro que poderá tornar-se o terceiro maior mercado mundial de carros. A JAC Motors, Chery, Suzuki e Mitsubishi já confirmaram fábricas na Bahia, São Paulo e Goiás, respectivamente.

Como estímulo, as montadoras que tiverem fábricas instaladas no Brasil também poderão se beneficiar da redução do IPI. Anunciado em abril, o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) legisla que as montadoras invistam em pesquisa, desenvolvimento, engenharia nacional e produzam carros mais econômicos e menos poluentes para terem direito aos incentivos fiscais oferecidos pelo novo regime automotivo. A medida, que passará a valer a partir de janeiro de 2013, visa impulsionar a indústria nacional.

Fontes: IG, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo

Deixe um comentário!