Trens evitariam congestionamentos, diz Afif

11 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

No feriado de 7 de setembro repetiu-se em São Paulo o congestionamento nas vias de acesso ao litoral, interior e outros Estados. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 1,8 milhão de veículos deixaram a capital, provocando o terceiro maior congestionamento do ano, de 224 km. Quem tentou chegar ao litoral pela Rodovia dos Imigrantes encontrou o caminho quase todo tomado pelos carros.

Com a estrada parada, o terminal rodoviário também foi afetado. Quem optou por viajar de ônibus, enfrentou atrasos de até duas horas nas saídas do Terminal Jabaquara.

Segundo Afif, este transtorno poderia ser evitado se o transporte ferroviário fosse uma realidade no estado: “Participei da Parada de 7 de Setembro. Em minha viagem ao litoral, fiquei parado durante 5 horas na Imigrantes. O sistema Anchieta-Imigrantes está caótico, travado. Idem para Anhanguera-Bandeirantes, Castello Branco, Ayrton Senna e Carvalho Pinto. Se tivéssemos trens, retiraríamos de circulação cerca de 40% dos veículos, que hoje são obrigados a usar essas vias. Trens a 180 km/hora iriam concorrer com os automóveis com vantagem. Trens construídos por Parceria Público-Privada (PPP) para o projeto sair do papel com mais rapidez. Investidores interessados nisso existem muitos – e com recursos, tecnologia. Precisamos, com urgência, tirar esse atraso”.

Deixe um comentário!