Startups receberão mais investimentos com Crescer Sem Medo

29 de agosto de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

São Paulo – O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, assinou um convênio de Cooperação Técnica entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), que vai ampliar a participação da instituição no programa InovAtiva Brasil, destinado ao desenvolvimento de startups. A cerimônia ocorreu na Escola de Negócios do Sebrae em São Paulo.

O presidente do Sebrae ressaltou o capítulo do projeto sobre os investidores-anjos, que trata exatamente do momento vivido pelos participantes do InovAtiva Brasil. “Sabemos que quando há um aporte de capital de um investidor-anjo, a empresa perde a condição de estar no Simples. Ela já começa no complicado. Em um ambiente assim, com certeza o Steve Jobs não existiria no Brasil. Ele seria exterminado no nascedouro”, afirmou.

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, afirmou que o apoio à inovação e ao empreendedorismo é fundamental para o crescimento das micro e pequenas empresas. “Nós temos no Brasil um povo naturalmente criativo e muito capaz. É hora de reter conhecimento e agregar valor ao que temos em casa”, disse. “Não é possível que as nossas empresas gastem 2,6 mil horas de trabalho por ano com obrigações acessórias. O desenvolvimento do Brasil passa pelo setor produtivo. O empreendedorismo deve gerar emprego e renda. O melhor programa social é o emprego”, disse Marcos Pereira.

Nesta segunda-feira, o InovAtiva encerrou a etapa final do primeiro Ciclo de 2016. O evento, que durou três dias, reuniu 125 startups em atividades de mentoria e treinamento. Hoje as empresas participantes apresentaram seus projetos a potenciais clientes, investidores e parceiros, no chamado Demoday.

Com a assinatura do convênio, a expectativa é fomentar ações voltadas ao desenvolvimento de startups. Será criado um comitê gestor do programa, coordenado pelo MDIC, Sebrae e outros parceiros. Outro foco da parceria é a prospecção de mentores para o InovAtiva. Além disso, o MDIC espera ainda facilitar o ingresso das empresas aceleradas às carteiras de atendimento do Sebrae nos estados.

InovAtiva

O InovAtiva Brasil é o maior e mais abrangente programa de capacitação, mentoria e conexão de empreendedores do País. Os empreendedores iniciantes que participam do programa recebem orientações para conduzir seus negócios. O próximo ciclo de aceleração já está em andamento e se encerra em dezembro. Cada ciclo dura cerca de quarto meses e abre 300 vagas na primeira etapa e 125 na segunda, quando os finalistas apresentam seus negócios a investidores e empresas em uma grande banca de startups. As inscrições para novos projetos serão abertas em fevereiro de 2017. Todos os detalhes sobre o programa estão no site www.inovativabrasil.com.br.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!