“Sonegômetro” mostra sonegação no país

6 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Um placar on-line que mostra, em tempo real, quanto o país deixa de arrecadar por causa da sonegação de impostos: este é o “Sonegômetro”, o Impostômetro’ da sonegação, lançado pelo Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) em Brasília nesta quarta-feira (05). A iniciativa tem o objetivo de estimular a redução da carga tributária e pressionar o governo por melhoras nos órgãos de fiscalização.

O ‘Sonegômetro’ já dá a largada marcando 130 bilhões de reais sonegados desde o 1° dia do ano, valor que corresponde a cerca de 19% dos 678 bilhões de reais arrecadados em 2013. O Sinprofaz afirma que com o valor sonegado seria possível construir 120.750 km de estradas asfaltadas.

Para o presidente do sindicato, Allan Titonelli Nunes, a não arrecadação está diretamente relacionada à alta carga tributária do país: com menos sonegação seria possível reduzir os impostos em cerca de 20%.

Na página do “Sonegômetro” na internet, será possível acompanhar em tempo real o quanto o país deixa de arrecadar todos os dias.

Fonte: Exame, Veja, G1

1 comentário para ““Sonegômetro” mostra sonegação no país”

  1. Janaina Rodrigues disse:

    Falta dizer quantos milhões de empregos foram criados em decorrência da sonegação.

Deixe um comentário!