Sebrae desempenha importante papel político na melhoria do ambiente de negócios

1 de novembro de 2017
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Salvador – O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu nesta terça-feira (31) o papel político da instituição na melhoria do ambiente de negócios no Brasil, que hoje é prejudicado pela burocracia que dificulta o crescimento das empresas. Ele destacou iniciativas como a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC) e do Projeto Líder, que procura estimular a formação de lideranças locais. Afif participou, em Salvador, da Sessão Especial promovida pela Associação Comercial da Bahia e pelo Fórum Empresarial da Bahia, em comemoração aos 45 anos do Sebrae.

“Não existe solução fora da política. Se nós viramos a costas para a política, ela virará as costas para nós também”, disse Afif, que defendeu a implantação do voto distrital misto. “O voto distrital misto trará mais representatividade e vai dar força para a base da sociedade”, afirmou para a plateia que lotou o auditório da Associação Comercial da Bahia, a mais antiga entidade do setor no Brasil, fundada em 1811.

Afif apresentou um vídeo em que aponta que os problemas econômicos enumerados por ele há três décadas, com a forte concentração de recursos no caixa do governo, as empresas estatais e de capital privado com mercado protegido e subsídios, além da classe política à caça de votos, continuam a existir. “A nação mudou muito em 30 anos, mas o Estado não mudou nada”, ressaltou.  “A solução  dos problemas brasileiros está na união da base da pirâmide, dos empresários e profissionais liberais com os trabalhadores para combater os efeitos do “Triângulo de Ferro”, complementou o presidente do Sebrae.

Afif destacou a importância do papel dos pequenos negócios na economia brasileira, em especial na geração de empregos. “As médias e grandes empresas continuam desempregando. As pequenas empresas são as responsáveis pela recuperação do emprego no Brasil”, afirmou. Ele lembrou que, independentemente da crise, as grandes corporações estão reduzindo o número de postos de trabalho por conta de questões tecnológicas, por exemplo. O presidente do Sebrae relembrou a sua trajetória de luta em prol das pequenas empresas e os avanços que ocorreram ao longo dos anos, inclusive na Constituinte de 1988, passando pela Lei do Simples, em 1995; a criação do Supersimples, em 2006; e o surgimento do Microempreendedor Individual (MEI), em 2009, que hoje ultrapassa a 7 milhões de adesões. “O MEI hoje é o maior programa de inclusão social do mundo”, ressaltou.

O evento contou com as presenças do presidente do Fórum Empresarial e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia, Antoine Tawil; do diretor superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury; do presidente da Associação Comercial da Bahia, Adary  Oliveira; e do presidente Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro. Os dirigentes destacaram o apoio do Sebrae no apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo no país.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!