RN produzirá bebida destilada de melão

26 de agosto de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO GRANDE DO NORTE – Considerado um dos símbolos da economia potiguar, o melão, produzido na região de Mossoró, também será reconhecido por ser o principal ingrediente para a composição de um produto inédito no mercado, que deve ser lançado no ano que vem. Por meio de parceria firmada entre o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e a Fundação Guimarães Duque, será produzida uma bebida destilada à base da fruta, um dos principais produtos exportados pelo estado.

O convênio de cooperação técnica e financeira para o desenvolvimento da bebida destilada foi assinado nessa quinta-feira (22), durante a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), em Mossoró. Entretanto, a ação conjunta já teve início e os testes para a produção já estão em andamento.

De acordo com o superintendente do Sebrae no estado, José Ferreira de Melo Neto, a ideia é promover a agregação de valor ao produto com base nos processos de inovação. “Estamos sempre promovendo a melhoria nos processos e buscando na inovação uma maneira de garantir produtos inovadores e com elevado valor agregado”, ressalta.

A bebida já possui nome definido e terá a marca patenteada pelo Sebrae no estado. Segundo o diretor -técnico da instituição, João Hélio Cavalcante Júnior, posteriormente, será permitida a produção do produto por parte de empresas interessadas. “Temos todas as condições de fabricarmos um produto nobre, de excelente qualidade, pois contamos com profissionais capacitados envolvidos no processo. Já entramos com a solicitação da patente e, futuramente, outras empresas poderão fazer o destilado”, detalha.

O termo de cooperação firmado entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e as instituições parceiras cria novas oportunidades e aponta para um nicho de mercado ainda pouco explorado. Por meio do convênio poderão ser produzidas outras bebidas tendo como ingrediente principal as frutas típicas da região.

“Este é um momento importante que trará desdobramentos positivos, pois, além da bebida de melão, prevê a produção de outras bebidas à base de fruta”, destaca Arimatéia Matos, reitor da Ufersa.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!