Projeto capacita agricultores no RN

5 de dezembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO GRANDE DO NORTE – O cultivo de produtos orgânicos por parte de agricultores familiares de Mossoró passará por ampliação. O projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, prevê, nos próximos meses, a integração de 30 produtores rurais do município. Com o aumento no número de beneficiados de 17 para 47, o projeto pretende atender à crescente demanda de consumidores e, ao mesmo tempo, melhorar a renda dos grupos instalados na zona rural de Mossoró. O PAIS conta com a parceria da prefeitura local e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O projeto de ampliação está em fase de seleção dos novos integrantes que, após cadastramento, passarão a receber capacitação. Além dos equipamentos necessários à produção, os produtores selecionados recebem consultoria ao longo de 30 meses. A procura por orgânicos cresceu muito e a ampliação do projeto no município vai beneficiar os consumidores locais, além de ajudar a melhorar as condições de vida dos produtores.

Por meio do PAIS, os agricultores familiares cultivam frutas, hortaliças e desenvolvem também a criação de galináceos. Os produtos, cultivados sem defensivos agrícolas, são comercializados na Feira Agroecológica, que funciona todos os sábados, das 6h às 9h da manhã, ao lado do Museu Lauro da Escóssia. Além de garantir mais benefícios à saúde e qualidade de vida aos consumidores, os orgânicos ajudam a minimizar os danos ao meio ambiente. Entre os produtos a serem cultivados pelos agricultores familiares de Mossoró estão hortaliças, mel, ovos de galinha caipira, frutas e doces.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!