Programa do IPT ajuda pequena empresa a exportar

27 de julho de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

portoAs micro e pequenas empresas (MPEs) hoje são um ótimo negócio no Brasil. O número de empreendimentos abertos vem aumentando e as MPEs geram cada vez mais empregos e riqueza para o país. Instrumentos como o Microempreendedor Individual e o Simples facilitam a vida de quem quer ser dono do próprio negócio. Há empresários, no entanto, que pensam ainda mais longe e querem ir além das fronteiras brasileiras, vendendo seus produtos para outros países.

E eles contam com um forte aliado: o Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa (NT-MPE) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que criou o Programa de Apoio Tecnológico à Exportação (Progex).

Esse programa orienta as empresas de menor porte sobre exigências comerciais de cada mercado no exterior no que se refere a barreiras técnicas para produtos, embalagem, design e rotulagem. Técnicos do IPT auxiliam o empresário com estudo de mercado, formação de preços para exportação, elaboração de catálogos e mostruários e participação em rodadas de negócios.

O Progex é mantido com subsídios do governo do Estado de São Paulo. O empresário beneficiado paga cerca de 20% do valor orçado para o trabalho e o restante fica por conta do subsídio do governo.

O que Afif tem a ver com isso?

Afif sempre defendeu com pulso firme a micro e pequena empresa e fez disso uma de suas principais bandeiras, contribuindo de forma decisiva para as transformações nesse setor nos últimos anos.  São dele iniciativas como o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, o Simples e o Sistema Integrado de Licenciamento. Leia mais.

 

Fonte: Diário do Comércio

 

Deixe um comentário!