Programa de desenvolvimento de lideranças do Sebrae chega a 550 municípios

30 de outubro de 2018
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável. Esse é o objetivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (Lider), uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças que o Sebrae vem implementando, há 10 anos, em diferentes estados do país. Atualmente, essas lideranças regionais já somam mais de 1.300 pessoas entre gestores públicos, empresários, representantes de entidades de classe e de organizações da sociedade civil. A partir da quarta-feira (31), esses líderes passam a contar com uma plataforma online de integração profissional, onde poderão compartilhar experiências, conteúdos relevantes e reforçar o engajamento.

O Sebrae desenvolve, nesse momento, 39 projetos relacionados ao Lider em 19 estados, abrangendo 550 municípios. Por meio do programa, as lideranças locais são identificadas e convidadas a debater intensamente questões que se harmonizam com as particularidades e potencialidades da região, elegendo prioridades que passam a compor a estruturação e formulação de um Plano voltado ao desenvolvimento sustentável da região.

“Com a disponibilização desta plataforma, os 1.300 líderes envolvidos no programa poderão compartilhar projetos, estratégias, artigos, fotos, vídeos e outros conteúdos; participar de transmissões ao vivo; realizar enquetes online, entre outras ações. Tudo com o objetivo de potencializar a interação e integração entre os participantes. Com isso, mobilizar recursos e impulsionar o desenvolvimento da região”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Exemplos
Um exemplo real do trabalho desenvolvido pelo Programa Lider pode ser encontrado na região Sudoeste de Minas Gerais, que abriga três importantes conjuntos de riquezas naturais: a Serra da Canastra; a Bacia do Médio Rio Grande e o Lago de Furnas. Apesar das condições geográficas privilegiadas, até pouco mais de três anos atrás o desenvolvimento era estagnado na região. Havia na comunidade local um sentimento era de apatia, de falta de perspectivas. Em abril de 2015, o Programa começou a ser implantado na região com apoio do Instituto Votorantim, da Votorantim Metais, da Votorantim Cimentos, da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG). Ao longo de dois anos, o Lider realizou um trabalho de desenvolvimento de competências de liderança e planejamento junto aos participantes.

Os resultados podem ser vistos nas áreas do agronegócio, turismo, educação e tecnologia. No setor da educação, o Programa abraçou a bandeira da educação cooperativista, financeira e empreendedora. No segmento do agronegócio, o programa proporcionou o fomento à fruticultura e a aceleração na implantação do Serviço Municipal de Inspeção (SIM) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). No eixo do Turismo, as cidades se integraram para buscar organização e normatização para a atividade, a fim de dar sustentabilidade ambiental e econômica para os empreendimentos e municípios nas áreas da Serra da Canastra e Lago de Furnas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Tags:

Deixe um comentário!