Combate ao desemprego: Pacote Empreendedor beneficiará 20 mil pessoas com qualificação e consultoria no ABC

05/09/2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

São Paulo – Para combater os efeitos do desemprego e incentivar a recolocação de trabalhadores no mercado, o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, lançou o Pacote Empreendedor na última segunda-feira (5/9), em Diadema/SP. O programa vai oferecer a 20 mil empreendedores, sem nenhum custo, três programas do Sebrae: Empretec, voltado para o desenvolvimento do comportamento empreendedor; Começar Bem, para planejamento antes de abrir o negócio; e Super MEI, com capacitações. O pacote também inclui atendimentos e consultorias especializadas, que orientam sobre tendências e oportunidades de negócios.

O lançamento do Pacote Empreendedor contou com a presença do presidente do conselho do Sebrae em São Paulo, Paulo Skaf, além de líderes empresariais e institucionais.

Nos próximos meses, sete carros do Sebrae Móvel prestarão atendimento nos municípios do ABC. A região é a primeira contemplada por conta do predomínio da indústria, setor mais sensível e mais atingido pela crise e pelo desemprego. “O ABC é o epicentro da indústria e, por consequência, do desemprego. Quando a indústria está em crise, outros setores, como o de serviços, também são atingidos”, afirmou Afif.

Ele mencionou o alto nível de qualificação da mão de obra local. “Ao fechar uma porta de oportunidade com o desemprego, abrem-se outras, por meio do empreendedorismo. No momento, o mercado pode não estar comprando veículos, mas há oportunidades para o conserto de carros, por exemplo”. Afif lembrou que muita gente, antes de perder o emprego, já sonhou com a abertura do próprio negócio, mas não tinha tido oportunidade.

O programa será difundido pelo País, em locais com perfil econômico semelhante ao do ABC. “Pretendemos levar esse programa para outras áreas industriais, situadas em regiões metropolitanas”, disse o presidente do Sebrae.

O ABC é a quarta maior economia do Brasil e tem sentido os efeitos negativos da crise econômica que atinge principalmente o setor produtivo e a indústria automotiva local. A taxa de desemprego na região fechou em 16,8% em julho, segundo os dados oficiais, o que representa um contingente de 240 mil pessoas. Em janeiro, o índice era de 15%. “Criamos esse programa para o futuro empreendedor e o empresário que não estão parados e procuram soluções para se destacar no cenário de crise e alta concorrência”, afirmou Paulo Skaf. “O momento exige capacitação técnica e habilidade de gestão”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário!