“Precisamos atrair capitais de risco”, afirma Afif

10 de abril de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

No dia 9/4, Guilherme Afif participou de palestra do ex-prefeito de São Paulo José Serra na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Serra falou sobre questões que envolvem o desenvolvimento do país, como infraestrutura, produtividade e investimento público. “A taxa de investimento público no Brasil é uma das menores do mundo. Se investe muito pouco no Brasil. É o nó físico mais dramático que o Brasil pode ter”.

Afif ressaltou que o país precisa aproveitar o momento atual. “No mundo hoje existe dinheiro, liquidez, mas não projetos. Então essa é uma grande oportunidade para entrarmos com nossos projetos. Nosso portfólio é extraordinário. Precisamos atrair capitais de risco”.

O vice-governador de São Paulo disse também que é necessária uma redistribuição de recursos para estados e municípios. Ele lembrou que, nos anos 80, do total da arrecadação, 82% eram de impostos e 18% eram de contribuições (contribuições não entram na distribuição para estados e municípios). “O tempo passou e hoje os impostos representam 52% da arrecadação total e as contribuições são 48%. Ou seja, esse imenso aumento de carga tributária não é repassado para estados e municípios”. Para Afif, é preciso criar uma bandeira – a do novo pacto federativo – para que os recursos sejam melhor distribuídos.

Deixe um comentário!