PPP vai viabilizar 1ª usina de resíduos sólidos do país

25 de abril de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Uma nova Parceria Público-Privada (PPP) anunciada nesta terça-feira (24/4) no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, vai melhorar a qualidade de vida da população da região de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Lá vai ser construída a primeira usina pública de tratamento de resíduos sólidos do país, resultado de parceria entre prefeituras, Sabesp e empresas. A usina terá capacidade de incinerar 500 toneladas diárias de lixo. Além disso, também vai gerar energia para uso industrial. A previsão é que comece a funcionar em 2015.

Para o vice-governador de São Paulo e presidente do Conselho Gestor do Programa Estadual de PPPs, Guilherme Afif, é um projeto histórico, o primeiro grande passo para mudar a matriz de tratamento de resíduos sólidos. “Hoje nossas políticas ainda são voltadas aos aterros sanitários, que estão saturados. Temos que partir para um novo modelo, moderno e eficiente”.

A usina vai atender às cidades de Mogi das Cruzes, Salesópolis, Biritiba Mirim, Guararema e Arujá – que ficam na região do Alto Tietê.

Segundo Afif, a região é uma área de preservação permanente importante e essa iniciativa no tratamento do lixo é fundamental para o Brasil: estamos falando de um modelo que mostrará a viabilidade econômica e ambiental do projeto.

As prefeituras se comprometem a aprovar legislação que trace a política de tratamento de resíduos sólidos dos municípios do Alto Tietê, para que a usina seja implantada. “Esperamos que isso esteja pronto e funcionando para 2015, ou seja, podemos dizer que em 2015, nesta região, não haverá mais aterro sanitário como política principal de despejo de lixo. Esta é uma grande notícia que deve ser divulgada”, comemora Afif.

Deixe um comentário!