Pequena empresa: pagamentos atingem 94,8%

27 de fevereiro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em janeiro deste ano, 94,8% das micro e pequenas empresas brasileiras pagaram suas obrigações à vista ou com atraso máximo de sete dias.

A informação foi divulgada no dia 23 de fevereiro pela Serasa Experian. O resultado é o melhor para o mês de janeiro desde o início da série do Indicador da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas, em 2006.

Isso comprova que os empreendedores têm mais condições de pagar quando o sistema é simplificado e, o imposto, moderado. Tudo isso se deve ao Simples (Sistema Integrado de Pagamento de Impostos).

Implantado em 1997, o sistema revolucionou o sistema de arrecadação no Brasil e serve de modelo para países que ainda não passaram por uma reforma tributária no setor das micro e pequenas empresas.

O que Afif tem a ver com isso?

O Simples é um regime de tributação diferenciado, que reduziu consideravelmente a carga tributária cobrada às micro e pequenas empresas e simplificou o recolhimento dos tributos. O sistema estava previsto no Artigo 179 da Constituição Federal de 1988, de autoria de Guilherme Afif quando deputado federal constituinteLeia mais.

 

 

Fonte: 

Portal O Estado de S. Paulo

 

Serviço:

Receita Federal 

 

Deixe um comentário!