Pesquisa traça perfil do empreendedor brasileiro

27 de novembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Uma pesquisa do Ibope Conecta revela o perfil do novo empreendedor brasileiro. O levantamento foi realizado com 1.000 brasileiros que já têm um negócio (49%), que pretendem ter (45%) ou que já tiveram um empreendimento (6%).

De acordo com o estudo, o empreendedor brasileiro médio é homem (55%), tem, em média, 37 anos, pertence a classe B (62%) e está na região Sudeste (61%). A maioria deles (32%) vê no empreendedorismo uma maneira de administrar seu próprio tempo. Outros 29% empreendem para serem seus próprios chefes, e outros 29% vêem no empreendimento um sonho. Além disso, entre os futuros empreendedores, 40% pretendem investir em comércio. Outros 40% devem investir em serviços.

Segundo o levantamento, a gestão das micro e pequenas empresas brasileiras ainda é bastante centralizada: 78% dos atuais, 82% dos futuros e 8% dos ex empreendedores administram sua própria empresa.

Apenas metade dos donos de negócios próprios realizaram algum curso voltado para a gestão de negócios e, na fase de busca de informações para abrir um negócio, 72% revelam que buscaram informações na internet. Entre os futuros empreendedores, 57% dizem que pretendem buscar uma consultoria especializada. Mas 47% dos atuais empreendedores buscaram informações sozinhos e apenas 22% deles buscaram um consultor.

Fonte: Economia IG

Deixe um comentário!