Pesquisa revela dados da burocracia na indústria

24 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Mais de 80% dos empresários brasileiros tem problemas para exportar e 79% deles não conseguem impulsionar as vendas devido a entraves burocráticos tributários, alfandegários e de movimentação de cargas. Os dados são de uma pesquisa inédita divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre as consequências da burocracia para os resultados da indústria nacional.

O levantamento mostra que são exigidos até 26 tipos de documentos no processo exportador por mar e 15 por via terrestre. Além da papelada, os altos custos para liberação de mercadorias para o exterior também são responsáveis pelos resultados negativos nas exportações.

Os dados também revelam que o processo exportador leva cerca de 13 dias no Brasil, com gastos que chegam a US$ 2.200 por contêiner, enquanto a média nos países desenvolvidos é de US$ 1 mil.  Entre os setores mais prejudicados estão os de máquinas e equipamentos, informática, eletroeletrônico, plásticos, veículos e agroindústria. De acordo com a CNI, se o prazo do processo de exportação for reduzido para oito dias, o custo pode diminuir 14%.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário!