Pequenos negócios têm saldo positivo de geração de empregos

23 de março de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Pequeno Negócio tem saldo positivo em janeiroBrasília – As micro e pequenas empresas foram as únicas que tiveram um saldo positivo na geração de empregos no mês de janeiro. De acordo com o estudo mensal que o Sebrae elabora com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, no primeiro mês de 2016 os pequenos negócios geraram 11,6 mil novas vagas de trabalho. Já as empresas de médio e grande porte demitiram mais de 111 mil pessoas.

Se comparado com o mesmo período do ano passado, a geração de empregos neste ano foi 45% inferior, mas demonstra que as pequenas empresas têm um importante papel na recuperação da economia.

“Em épocas de dificuldades, notamos que o empreendedorismo por necessidade cresce. As pessoas que perdem seu emprego procuram montar um negócio para sobreviver. A porta que pode levar ao aquecimento da economia é a dos pequenos negócios”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Afif ressalta que esse resultado positivo deve ser um estímulo para que sejam criadas ações de desburocratização, desoneração e facilitação de crédito. “Os pequenos negócios precisam de crédito para manter o capital de giro e continuar sobrevivendo e gerando emprego e renda. No atual cenário econômico, isso é essencial para continuar fazendo a roda girar”.

Fonte: Site Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Tags: ,

Deixe um comentário!