Pequenos negócios precisam ter mais acesso ao crédito

04/11/2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Charles DamascenoBrasília – O presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos, defendeu mais acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas durante a abertura do Fórum de Cidadania Financeira, nesta quarta-feira (4), em Brasília. O evento está sendo promovido pelo Banco Central (Bacen), em parceria com o Sebrae, até quinta-feira (5). De acordo com o dirigente, seu grande desafio é colocar a instituição na liderança das políticas públicas voltadas ao empreendedor.

“O sistema financeiro nacional é muito concentrado nas médias e grandes empresas. O crédito ainda é voltado a serviços financeiros para pessoas físicas e consumo. Mas, quando a gente fala em financiar a produção, temos um longo caminho pela frente, pois as instituições são grandes demais para atender o pequeno produtor. O papel do Sebrae é entrar mais firme nessa batalha”, destacou.

Afif apresentou uma pesquisa feita pelo Sebrae em 2015, segundo a qual apenas 17% das microempresas tomaram empréstimo, enquanto 24% das empresas de pequeno porte contraíram crédito. Segundo o levantamento, os fornecedores são os principais financiadores de 72% das microempresas e de 76% das empreendimentos de pequeno porte.

O cheque pré-datado é usado por 51% das microempresas e 57% dos negócios de pequeno porte. Ainda conforme a pesquisa, possuem conta bancária 84% dos donos de microempresa e 89% dos proprietários de pequenas empresas. Em 2015, o valor médio de empréstimo solicitado foi de R$ 36 mil por microempresa e de R$ 56 mil por empresa de pequeno porte.

O presidente recém-eleito do Sebrae reforçou a importância dos pequenos negócios na manutenção de empregos. “Enquanto as médias e grandes desempregaram 800 mil pessoas de janeiro a novembro, as micro e pequenas empresas ainda sustentam saldo positivo de 109 mil vagas”, frisou.

Desde 2000, Sebrae e Bacen já promoveram 16 eventos conjuntos, com destaque para os seminários de microfinanças e os fóruns de inclusão financeira. Até este mês, o Sebrae já capacitou 500 mil pessoas em educação financeira.

Fonte: Agência Sebrae

Deixe um comentário!