Parceria entre MPEs e governo será ampliada

12 de janeiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

comprasgovAs perspectivas para investimentos privados em obras ou serviços públicos são favoráveis para 2015. A opinião é de especialistas, que apontam os setores de transportes e logística como uma oportunidade de negócios para este ano. Os novos ministros já afirmaram que irão tentar ampliar o diálogo com a iniciativa privada de modo a não só elevar os investimentos em seus negócios, como também em estabelecer uma parceria entre os dois setores.

O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou também que irá criar todas as condições para que o empresário possa investir, assim como a população volte a consumir, como no caso do realinhamento dos preços relativos (comparação entre dois produtos) e administrados (são aqueles controlados pelos governos). Já Eduardo Braga, que assumiu o Ministério de Minas e Energia, destacou em seu discurso de posse a importância da negociação entre governo e iniciativa privada. “Quero manter um diálogo construtivo com os representantes do setor privado, em especial os investidores, com o propósito de construir um ambiente propício aos investimentos. Precisamos valorizar cada vez mais a parceria entre o governo e os empresários.”

Na visão de Camillo Giamundo, especialista em direito público e administrativo do Edgard Leite Advogados, os benefícios são ainda mais expressivos para os pequenos negócios. “Ao participar de uma obra, por meio de parcerias com uma grande companhia, a pequena empresa adquire experiência e visibilidade. Em uma segunda oportunidade ela consegue ou fazer sozinha, em um empreendimento menor, ou se juntar com outras pequenas. No médio prazo, há casos de que sozinha consegue desenvolver um projeto de médio porte”, explica.

Porém, é preciso ficar alerta: o executivo e especialistas afirmam que não só depende do governo reduzir a burocracia nos processos, como também o empresário fazer um planejamento, de modo a verificar o histórico do órgão em que irá prestar o serviço.

Fonte: DCI

Deixe um comentário!