Número de MPEs mais que dobrou em sete anos

19 de novembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O número de micro e pequenas empresas no Brasil mais que dobrou entre 2007 e novembro de 2014, chegando a 12.470.015, o equivalente a 84,9% das 15.479.747 companhias registradas em todo o país. Os dados fazem parte do Empresômetro MPE, plataforma desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) a pedido da Confederação Nacional de Comércio (CNC), lançada nesta terça-feira.

De acordo com o levantamento, cerca de 6,7 milhões de pequenos negócios são do setor de comércio, o equivalente a 45,6% do total de micro e pequenas empresas. O setor é seguido de perto pelo de serviços, que responde por 44,3% do total, com 6,5 milhões de empresas. Já a indústria tem participação de 8,1%, com 1,1 milhão de companhias de pequeno porte.

A pesquisa mostra ainda que 4,8 milhões das pequenas empresas, ou 39% do total, optam pelo regime de tributação Simples Nacional, contra 24% que preferem pagar os impostos pelo sistema normal. Há ainda 4,6 milhões de microempreendedores individuais optantes pelo regime simplificado.

Roberto Nogueira, assessor da presidência da CNC responsável por tocar o projeto ao lado da Secretaria de Micro e Pequenas Empresas (SMPE), destacou ainda o alto número de microempreendedores individuais (MEIs): são 4,6 milhões em todo o país.

— O número de MEIs, que é uma coisa que não existia há alguns anos, já passa de 4 milhões. O esforço da sociedade deve ser de transformar esses empresários em microempresas. Esse pessoal estava solto no mercado, no paralelo. Agora, motiva criação de políticas públicas — afirmou Nogueira, que também é conselheiro do Sebrae nacional.

O levantamento também destacou a diminuição da mortalidade. Em 2008, o país chegou a ter 500 mil falências, número que reduziu para 60 mil até novembro. Os dados, no entanto, não levam em consideração a quantidade de empresas criadas em cada ano, informação ainda não disponível no empresômetro.

Na comparação regional, São Paulo é o maior celeiro de pequenas empresas do país: o estado abriga 28,3% de todas as companhias do país. São cerca de 3,4 milhões de pequenos negócios no estado. Minas Gerais aparece em segundo lugar, com 10,2% das empresas do país, seguida do Rio, que tem contribuição de 8,7%.

A plataforma é uma adaptação do empresômetro, sistema do IBPT que mapeia as estatísticas sobre as empresas do país. A versão para MPEs ainda está em fase de desenvolvimento. As próximas atualizações devem incluir outras ferramentas, que permitirão consultar informações como faturamento e recolhimento de impostos das micro e pequenas empresas.

Publicado no site O Globo em 19/11/14

Deixe um comentário!