Mulheres já são 49,5% dos novos empresários

12 de setembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

As mulheres estão à frente de 49,5% dos novos negócios no Brasil. É o que mostra uma pesquisa nacional divulgada pelo Sebrae. Entre 2001 e 2011, o número de mulheres donas do próprio negócio aumentou mais do que o dobro do crescimento verificado entre os homens. Além disso as novas empresárias também estão mais escolarizadas. “Elas não empreendem apenas para complementar a renda da família ou como passatempo. Abrem empresas por identificar uma demanda de mercado e estão se perpetuando como empresárias de sucesso, sem espaço para amadorismo”, diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O levantamento também revela que só nas regiões Sul e Nordeste 52% dos novos negócios são comandados pelo sexo feminino.

A empresária Lucineide do Nascimento é um exemplo da competência feminina na gestão de negócios. Ela já foi empregada doméstica e hoje tem uma fábrica de sacolas ecológicas na zona sul de São Paulo. A potiguar, que nasceu na cidade de Natal, montou o negócio em 2007. Os principais clientes dela são empresas que encomendam brindes personalizados. “E aí eles foram passando de um para o outro, boca a boca, né”, diz. As “ecobags” são feitas de algodão cru por quatro funcionárias. A produção média é de 10 mil itens por mês e o faturamento mensal chega a R$ 76 mil.

“Pela forma da mulher ter iniciativa ela já pensa muito mais antes de começar e na hora que começa ninguém segura”, opina a bancária Ana Cristina Mendes.

Fonte: G1

 

Deixe um comentário!