MPEs geram 100% das novas vagas no país

2 de outubro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em agosto as micro e pequenas empresas foram responsáveis por praticamente 100% dos postos de trabalho criados em todo o País. É o que mostra um estudo do Sebrae elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os pequenos negócios geraram 127,4 mil empregos, um aumento de 128% sobre o registrado em julho deste ano.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, os números mostram também o aumento do mercado interno nacional, com mais de 100 milhões de consumidores responsáveis pelo aumento da demanda junto aos empreendimentos de pequeno porte. “A nova classe média tem mais condições de comprar serviços e produtos do que nas últimas décadas e é formada por um público muito mais amplo e variado. A consequência é a alta geração de empregos nos empreendimentos de pequeno porte. Além disso, as micro e pequenas empresas são menos vulneráveis às oscilações e crises da economia internacional”, analisa.

Entre os pequenos negócios, o setor líder das contratações continua sendo o de Serviços, com geração de 59,3 mil postos de trabalho, correspondendo a quase a metade do total de empregos gerados pelos pequenos negócios. Em segundo lugar, está o setor de Comércio, com 42,4 mil vagas, seguido da Construção Civil, responsável por 22 mil novos postos de trabalho.

O crescimento do emprego ocorreu nas cinco regiões brasileiras, com destaque para a região Sudeste, Sul e Nordeste. O estado de São Paulo ocupa a primeira posição do ranking na geração de vagas, com 43,8 mil novos postos de trabalho.

Nesse ritmo, a expectativa é de que as micro e pequenas empresas fechem este ano com um impacto na geração de empregos bem superior às de grande porte. Isso porque, desde novembro de 2012, os pequenos negócios estão à frente da geração de empregos formais em todo o país.

Fonte: Sebrae

Deixe um comentário!