MEI cria técnica inovadora no artesanato

15 de julho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

GOIÁS – Jornalista, escritor, professor e artesão, Nicodemos Souza de Miranda, de 65 anos, é um dos raros artistas que trabalham com cabaça, fruto de plantas da família das cucurbitáceas, no Brasil. A técnica inovadora, que ele mesmo construiu ao longo de 40 anos no município de Jataí, a 322 km de Goiânia, foi reconhecida pela Unesco como Excelência em Produtos Artesanais no Mercosul em março deste ano.

“Os índios Guarani já usavam a cabaça antes mesmo do homem branco pisar aqui. Nossos avós e bisavós carregavam água em cabaça, tomavam leite e também a utilizavam como cuia para arroz e feijão. É uma peça que tem muitas utilidades, até para o artesanato”, justifica Nicodemos.

Com um estilete nas mãos, enquanto mostra como faz as peças, Nicodemos explica que a técnica poderia tornar-se referência para o artesanato brasileiro, além de ser mais uma fonte de renda para produtores rurais e artesãos da cidade. “Tenho a maior dificuldade em encontrar cabaças psra comprar. Ninguém mais planta”, afirma. “Quando encontro, pago R$ 10 por peça. E não produzo mais por falta de material”, emenda.

Nicodemos confecciona tartarugas, lamparinas, tatus e a santa inanimada, que motivou o prêmio da Unesco. As peças têm preço a partir de R$ 60 e podem levar até dois dias para ficarem prontas. “São produtos com valor agregado, que têm bom lucro. Por isso, é tão importante que outras pessoas aprendam a técnica.”

Os objetos de decoração são tratados com betume da Judeia (piche) dissolvido em solvente para que tenham mais vida útil e emendados com cola. O artesanato é vendido, prioritariamente, na loja Artesanatos Indígenas Bero Can, em Barra do Garças (MT). Ele também já fez exposições em Goiânia e Jataí.

No fundo de casa, ao lado do ateliê, o professor devoto de Nossa Senhora Aparecida tem uma cabaceira. Já chegou a colher 260 frutos. “É uma matéria-prima saudável que não agride ao meio ambiente”. Hoje, já aposentado das escolas, Nicodemos mantém as atividades de escritor e é microempreendedor individual (MEI).

 

Fonte: Sebrae

 

Deixe um comentário!