Maior crédito para investimento das MPEs

18 de novembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Para diretores do Banco Central, secretários e ministros do governo federal, o desenvolvimento do país depende essencialmente de uma medida capaz de assegurar a ascensão social conquistada nos últimos anos no Brasil: a expansão do crédito para investimento. Essa foi a principal proposta defendida durante a abertura do 6º Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, na noite de segunda-feira (17), em Florianópolis. O evento reúne cerca de 1.000 representantes de instituições financeiras, do setor educacional, além de estudiosos para discutir os avanços e os desafios na promoção da inclusão financeira no Brasil e no mundo, com destaque especial ao provimento de crédito para micro e pequenos empresários.

Um dos painelistas convidados para a abertura foi o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. É dele a defesa pela pulverização do crédito e pela expansão do acesso à micro e pequenos empresários. “Hoje a dona do salão de beleza, uma das profissões que mais se regularizou no Simples Nacional, consegue financiar a compra de uma TV de R$ 2.500, mas não de uma autoclave para esterilizar o material de trabalho, que custa o mesmo preço. O crédito hoje é para bens de consumo, não para bens de produção, essa é uma mudança cultural muito forte que precisamos fazer. Não há a menor dúvida de que é o maior desafio do país”, disse Afif Domingos.

O ministro também defendeu a expansão do Simples Nacional e um redesenho das tabelas para maior simplificação tributária e menos burocracia. “Vamos enviar ao Congresso Nacional ainda neste ano um redesenho das tabelas, que hoje do jeito que estão criam muitas distorções no sistema. Queremos substituir as escadas das tabelas por rampas de acesso, mais suave e com novos limites. A ideia é ter um sistema progressivo de imposto que não taxe a nova faixa inteira”, adiantou ele ao não dar certeza se as modificações entrarão em vigor já em 2015. “Nosso esforço é que entre no ano que vem, no mais tardar em 2016. São medidas que requerem urgência”.

Apesar das modificações sugeridas, o ministro negou qualquer crise econômica no país e afirmou que o Brasil vive um “pessimismo excessivo”. “Nós estamos numa crise muito maximizada por interesses eleitorais. Agora nós começamos a cair na real, o Brasil não está tão ruim assim como pintam. Se as coisas não estão muito bem, também não estão muito mal”, defendeu Afif Domingos.

Fomento da poupança e da educação financeira

Na defesa por mais crédito para financiar o empreendedorismo no país, muito além do mero consumo, os especialistas também propõem mais informação e transparência para garantir a efetiva inclusão financeira. “Temos como desafios o fomento da poupança familiar, a redução de custos, a educação financeira com maior transparência e a ampliação das parcerias nacionais e internacionais”, defendeu Marcelo Neri, representante da Secretaria de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

“O crédito é impessoal e trabalha com informação, por isso necessitamos de qualificação e maior transparência dos dados”, complementou o ministro-chefe Guilherme Afif Domingos. “Precisamos capacitar e informar para vencermos o enorme desafio da inclusão financeira”, concordou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos. “O microcrédito é o fator que vai impulsionar o micro empreendedor, garantir a adequada inclusão financeira e expandir o acesso de forma sustentável”, assegurou o diretor de relacionamento institucional e cidadania do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim.

A diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, Clarice Traversini, afirmou que a inclusão financeira também é tema de projetos no Ensino Fundamental e Médio no país. “Temos projetos pilotos e entendemos que o assunto é elemento importante para as escolas”, disse.

Informações bancárias mais acessíveis

Durante a abertura do fórum, o presidente interino do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, lançou o novo sistema criado pelo Banco Central que permite o acesso a informações sobre operação de crédito pela internet. O sistema é chamado de Registrato e libera ao cidadão a consulta pela internet a relatórios de todas suas contas bancárias e operações de crédito em um único extrato. Ao acessar o sistema no endereço eletrônico do Banco Central, o cidadão pode efetuar um cadastro usando o CPF e a data do nascimento para acessar os dados. Será possível visualizar as contas de cartão de crédito acima de R$ 1.000, os financiamentos e os investimentos de todas as contas bancárias.

“São informações bancárias em um único lugar que antes eram de acesso apenas do Banco Central. Com essas informações, o cidadão poderá acompanhar seus gastos e planejar investimentos”, disse o presidente Meirelles ao defender a intervenção de novas tecnologias na inclusão financeira, o surgimento de novos produtos e o engajamento da iniciativa privada como principais desafios do setor para o país.

Publicado no site ND Online em 18/11/14

 

Deixe um comentário!