Afif: transporte ferroviário vai melhorar trânsito em SP

17 de maio de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Implementação de ferrovias para trocar o transporte sobre pneus pelo transporte sobre trilhos. Para Guilherme Afif, esse é o caminho para se combater o caos do trânsito na Região Metropolitana de São Paulo. Nesta quarta-feira (16/5), ele conheceu uma iniciativa que vai ajudar a colocar isso em prática. Afif percorreu um trecho (de São Paulo até Santos, litoral paulista) da Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal, ferrovia administrada pela MRS Logística que vai alavancar o transporte de contêineres, separando linhas exclusivas para esse tipo de transporte.

“Estamos enfrentando o desafio de implementarmos o transporte ferroviário”, diz Afif. Hoje passam, pelos mesmos trilhos, trens de passageiros e de carga. Com uma via exclusiva, os contêineres poderão circular 24 horas/dia (hoje só operam durante 12h). Um trem de contêiner equivale a viagens de 200 caminhões. “Isso vai contribuir para diminuir o caos no trânsito da RMSP”, observa Afif.

Afif lembra a necessidade da construção do Ferroanel. “Quando fizermos o Ferroanel, tiraremos dois milhões de viagens de caminhão que transitam na Região Metropolitana com destino a Santos. Daí a urgência desse empreendimento”.

Também percorreram o trecho da ferrovia, junto com Afif, os secretários estaduais Saulo de Castro Abreu Filho (Logística e Transporte) e Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos).

Deixe um comentário!