Indicadores ajudam planejamento de MPEs

23 de janeiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

planejamentoAinda pouco utilizados na organização dos pequenos negócios existentes no País, os índices hoje disponibilizados por institutos e associações de classe são básicos para que os pequenos empresários se mantenham informados sobre a conjuntura do seu setor de atuação e ajudam na formação de preços e no momento de balizar custos e investimentos. São os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), Pesquisa Industrial Mensal e a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). “Esses são razoáveis para a formação de estoques e preços”, afirma o assessor econômico da Fecomercio – SP, Fábio Pina

Já o Índice de Estoque (IE), calculado pela Fecomercio, é importante para que os varejistas fiquem cientes das tendências do setor. Para esse indicador é realizada uma pesquisa com 600 empresas de varejo da região metropolitana de São Paulo. Com isso, o empresário consegue ter uma percepção mais ampla de como estão as vendas das concorrentes e assim ajustar o estoque para atender o mercado. Além disso, os indicadores de emprego na indústria são um termômetro do consumo e, portanto, das vendas no comércio.

O Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) também é importante na organização das pequenas empresas. O IGP-M corrige contratos de aluguel, um item que compõe parte significativa das despesas de uma pequena empresa. Em muitas delas, o aluguel representa 50% das despesas.

Fonte: DCI

Deixe um comentário!