Incubadoras apoiam novos negócios

7 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

ALAGOAS – Incubadoras de empresas são ambientes de apoio ao desenvolvimento de empreendimentos que estejam nascendo no mercado. Na Universidade Federal de Alagoas, dezesseis empresas estão recebendo esse suporte através de duas incubadoras, a Incubal, de base tecnológica, e a Núcleo Espaço Gente (NEG), de base tradicional e sociocultural. Criadas em 1999 e 2003, respectivamente, elas fazem parte do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), que está vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

A Ufal tem oferecido infraestrutura e suporte gerencial, sobretudo quanto à gestão do negócio, aos empreendedores que tenham ideias inovadoras. Por meio das incubadoras, a estrutura física básica é cedida às empresas que compartilham laboratórios, salas mobiliadas, água, luz, segurança, internet, espaços para reuniões, capacitações, palestras, oficinas, contratação de consultores, formulações de editais, redes de contatos e parcerias, entre outros. “É semelhante a uma incubadora de bebê, mas em vez de ser o bebê ali dentro, é a empresa. A incubadora dá todo o apoio para ela crescer e andar sozinha”, explicou a bolsista da Propep, Carolina Conde.

O NIT apoia, fomenta, promove e acompanha as ações de inovação tecnológica de modo que haja maior interação entre pesquisadores, para que as descobertas da universidade sejam convertidas em produtos e serviços destinados à sociedade. Contribui ainda para os registros de marcas e patentes no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). “A empresa que ainda não pode caminhar sozinha precisa do apoio do NIT. Isso beneficia tanto a universidade quanto a empresa, que está recebendo ajuda para desenvolver uma tecnologia e, ao mesmo tempo, levando o nome da Ufal para o Brasil e para mundo”, destacou Elaine Arôxa, do NIT.

Para ser classificada como de base tecnológica e compor a Incubal, a empresa precisa ter um produto inédito proveniente de pesquisas de professores ou alunos. A tradicional, que compõe o NEG, segue a linha de produtos conhecidos, mas com maneiras inovadoras de serem feitos.

Meu Tutor, Zuq e Alsan são exemplos de empresas que estão na Incubal. A primeira, da área de educação, oferece tutoria online para estudantes de ensino médio, através de um software, onde é possível visualizar aulas, fazer atividades de disciplinas específicas, controlar o desempenho, entre outras atividades.

A Zuq – Sistema de Transporte Inteligente está desenvolvendo aplicativos de monitoramento de tráfego para mostrar a localização dos ônibus e em quanto tempo eles vão passar em um determinado ponto. Já a Alsan desenvolve projetos na área de saneamento ambiental, como o monitoramento de estações de tratamento. A Interacta, graduada da Incubal, produz em laboratório feromônios para controle de pragas, uma alternativa natural para substituir os aerossóis que prejudicam os seres humanos e as plantas.

Incubada no NEG, a Nunes & Goes – Bebidas Destiladas tem todos os seus produtos associados às pesquisas e baseados em teses de mestrado e doutorado. Lá são produzidas cachaças, diferentes das conhecidas, envelhecidas em barris de cinco tipos distintos de madeira. Na Classmaq, já graduada, são fabricados vários tipos de máquinas. Ela foi a criadora do Cocão, ponto de venda de água de coco, localizado na praça de convivência do Campus A. C. Simões, que fica próximos às agências bancárias. A Ufal apoia ainda duas empresas da área de Tecnologia da Informação em Arapiraca e uma de beneficiamento de pescado em Penedo.

Fases da incubação

A permanência da empresa na incubadora tem duração, em média, de três anos, divididos em três fases. A pré-incubação, primeiro momento deste vínculo, dá-se quando a empresa entra e inicia suas atividades. Normalmente esse período dura seis meses. Na fase de incubação a empresa está em desenvolvimento, mas já tem seu portfólio de produtos e clientes. A duração média é de dois anos.

Quando a empresa amadurece e não depende mais da incubadora, ela passa a ser graduada. Nessa fase tem que haver uma equipe consistente, um plano de negócios, estar comercializando, ter público-alvo e lucro. Após a graduação, pode ser feita uma associação com a universidade e permanecer recebendo apoio quanto à capacitação de colaboradores e incentivos em editais. Das 16 empresas, sete estão pré-incubadas, cinco incubadas e quatro associadas. Outras quatro já se graduaram e deixaram o ambiente da incubadora.

Fonte: Aqui Acontece

Deixe um comentário!