Impostos encarecem o Natal do brasileiro

21 de dezembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Além dos presentes e preparativos, o custo do brasileiro com a festa de Natal fica ainda maior com os impostos embutidos no preço final dos itens mais consumidos nesta época do ano.

Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra quanto do valor dos produtos corresponde à carga tributária: na ceia de Natal, 29,32% do chester ou peru é imposto. No panetone é de 34,63%. Nas bebidas, a porcentagem sobre a sidra chega a 48,24%, enquanto que na cerveja sobe para 55,60% a mais do valor real da bebida.

Nem a decoração escapa: a carga tributária da árvore de Natal é de 39,23%; os enfeites carregam uma tributação de 48,02% e o presépio, 35,93%.

Entre os presentes favoritos, o aparelho de mp3 ou Ipod é um dos mais tributados: 49,45%. No valor da bicicleta, 45,93% são impostos; na câmera fotográfica, 44,75%; e nos brinquedos, 39,70%. Mesmo se optar por apenas um cartão de Natal como lembrança, o brasileiro estará pagando 37,48% de impostos por ele.

”A elevada carga tributária dos produtos de fim de ano restringe o consumo do brasileiro, desde a escolha do presente até os itens que compõem a ceia”, afirma o presidente do IBPT, João Eloi Olenike.

No site Lupa no Imposto (www.lupanoimposto.com.br), ferramenta criada pelo IBPT, o contribuinte pode se informar a respeito da carga tributária de milhares de produtos e serviços, inclusive conhecendo o valor real do item e o correspondente aos tributos. Basta informar o nome do produto e o preço pago, para que o sistema faça o cálculo dos valores.

Fonte: IBPT

Deixe um comentário!