Feira vai trazer artesanato brasileiro a SP

17 de outubro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), instituído pela Secretaria da Micro e pequena Empresa com a finalidade de coordenar e desenvolver atividades que visam valorizar o artesão brasileiro, realizará em dezembro em São Paulo a feira “Mãos do Brasil” em parceria com a SPTuris.

O evento vai ocupar uma área de 18 mil m² no Parque de Exposições do Anhembi, e terá a participação de artesãos do Brasil inteiro, sendo destinado para cada Estado um estande de 100 m², para exposição e comercialização dos seus produtos.

A Paraíba, por exemplo, levará o trabalho de 40 artesãos e terá a participação indireta de 180 artesãos paraibanos dos municípios de Cabedelo, Campina Grande, João Pessoa, Serra Branca, Borborema, Bayeux, São Bento, Souza, Juarez Távora, Boa Vista, Catolé do Rocha, Cajazeiras, São Sebastião do Umbuzeiro e Riachão de Bacamarte. “Temos um rico artesanato na Paraíba, mas queremos garantir a competitividade destes produtos no mercado. Por isso, temos a preocupação de preparar estes artesãos com cursos de aperfeiçoamento e capacitação, bem como, levá-los a feiras e eventos de comercialização por todo o país”, comentou a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia.

Em agosto, o ministro Afif anunciou a intenção da SMPE em organizar a feira para que o artesanato brasileiro concorra com os produtos chineses no período natalino: “As compras de natal de São Paulo são bugigangas chinesas. Precisamos que os produtos do artesanato brasileiro substituam os chineses”, destacou. “Temos um grande desafio de ajudar os pequenos a comercializar e divulgar seus produtos por todo o país. Precisamos colocar o artesanato na agenda nacional. Vamos ajudar o pequeno artesão que também é massacrado pela burocracia, para que ele possa se organizar e participar melhor do sistema de distribuição”.

A Feira “Mãos do Brasil” acontece de 12 a 20 de dezembro, em São Paulo.

Fonte: UOL

Deixe um comentário!