Escola será reformada após denúncias de aluna

30 de agosto de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Criada pela menina Isadora Faber, de 13 anos, para reclamar sobre as más condições de sua escola, a página “Diário de Classe” já ultrapassou 170 mil fãs no Facebook. O objetivo inicial da menina era mostrar a verdade sobre a escola pública, registrando em texto, foto e vídeo os problemas do cotidiano, como portas quebradas e fiação elétrica exposta. Mas logo alcançou uma repercussão estrondosa, despertando o interesse da mídia e de profissionais da educação, e Isabela virou notícia nos jornais e sites.

Porém, apesar do sucesso do diário na rede social, a menina sofreu retaliações no ambiente escolar. Colegas se afastaram, e professores a criticaram: “Ninguém me apoiou dentro da escola, os professores são contra e funcionários também. Eles fazem cara feia para mim, dão indiretas. Meus colegas me apoiam no Facebook, mas na escola não”, disse a estudante à imprensa. O caso chamou a atenção da Secretária de Educação de Florianópolis, Sidneya Gaspar de Oliveira, que caracterizou a iniciativa de Isadora como “brilhante” e “saudável” e já providenciou reformas no estabelecimento.

Para Afif, a reação negativa dos professores à ação da aluna mostra que a metodologia da maioria das escolas públicas ainda está no “GLS” – Giz, Lousa e Saliva. Um sistema onde não existe sintonia entre o ambiente escolar e o mundo digital a que os alunos estão habituados. “Aquilo com que o jovem se depara hoje na escola nada tem a ver com o ambiente virtual que ele encontra na Lan House ou no seu computador pessoal. É preciso formar professores sintonizados com a tecnologia e o meio virtual. Estes serão cada vez mais numerosos no mercado. Portanto, os docentes não precisam ter medo de serem ultrapassados pela tecnologia, mas sim por professores conectados e preparados para lidar com essa nova realidade dos jovens de hoje”.

Deixe um comentário!