Empresômetro já está em fase de implantação

13 de outubro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nos próximos dias, o ministro Guilherme Afif lança o Empresômetro, um banco de dados com informações sobre todas as empresas em funcionamento em cada município brasileiro, segmentadas por área de atuação. O sistema mede em tempo real, via internet, a abertura e fechamento das empresas no país. O Empresômetro é resultado de uma parceria do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Com o Empresômetro, acompanharemos o número de empresas que vão nascer no Brasil daqui para frente”, declarou o ministro Guilherme Afif.

O cadastro das empresas será atualizado em tempo real, e vai incluir de empresas de grande porte a microempreendedores individuais. Com esses dados em mãos, será possível identificar os mercados já saturados e as regiões e ramos de setores onde ainda há oportunidades. Desta forma, os empreendedores que estão pensando em montar um novo negócio poderão economizar um bom dinheiro com consultorias que fazem o levantamento de mercado para identificar novas oportunidades.

“O Empresômetro será lançado em novembro, no mesmo mês em que será difundido para todo o Brasil o fechamento de empresas na hora. É como um Impostômetro que vai permitir acompanhar os dados do empreendedorismo no Brasil em todos os municípios e setores em tempo real. Isso vai permitir ao País enxergar o andar de baixo de sua economia, pois só se fala da elite econômica do andar de cima”, disse o ministro.

Fonte: Istoé Dinheiro

Deixe um comentário!