Empreendedoras preferem comércio e serviços

7 de março de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O destaque no empreendedorismo é um dos grandes avanços conquistados pelas mulheres nos últimos anos, com o número cada vez maior de empreendedoras que decidem abrir um negócio próprio. Das cerca de seis milhões de micro e pequenas empresas existentes no Brasil, cerca de 35% são lideradas por mulheres, e entre os novos negócios a participação feminina chega a 49,6%.

Em relação aos setores de atuação, Comércio e Serviços concentram a maior parte das empreendedoras no Brasil. Em números, do total de mulheres donas de micro e pequenas empresas, 38% estão no Comércio e 33% nos Serviços. Os dados são de um estudo realizado pelo Sebrae sobre a concentração de micro e pequenos empresários em cada setor.

“As características dos empreendedores são semelhantes em homens e mulheres: proatividade, ousadia, aceitação de risco. Mas é fundamental escolher atividades com as quais se tenha afinidade, por isso vemos a presença feminina mais forte nas empresas ligadas à beleza e alimentação, por exemplo”, aponta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Segundo o levantamento, cabeleireiro e manicure são as atividades mais procuradas pelas mulheres ao abrir uma empresa, seguidas pelo ramo de bares e lanchonetes. No comércio, as empreendedoras marcam presença nas vendas ambulantes, de acessórios de vestuário, alimentos e bebidas. Além disso, 20% delas estão na indústria, principalmente no ramo de vestuário.

Confira a distribuição dos empreendedores por setor nesse link.

Deixe um comentário!