Empreendedora lucra com a técnica do origami

3 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

GOIÁS – A artesã Maria Carolina Ferreira Calaça é formada em História e já atuou como professora, mas resolveu usar papel, tempo e muita habilidade para dar vida ao seu negócio. Ela fabrica uma gama de produtos diferenciados, que já conquistaram o mercado de decoração de eventos e de vitrines, além das opções de presentes e lembrancinhas. Tudo feito com a técnica japonesa do origami.

Autodidata, Carolina aperfeiçoou-se no origami sozinha durante anos até conquistar o nível avançado. Ao adotar a técnica, passou a vender móbiles, mandalas, cartões, lembrancinhas de maternidade e outros artesanatos, mas para um público restrito, de amigos e parentes. A atividade era levada apenas como renda extra ao emprego formal. Seu primeiro portfólio foi o aniversário do filho mais velho, todo decorado em origami.

O trabalho tornou-se oficial há cerca de um ano e meio com a marca Lina Origamis. Foi então que a artesã pegou seu primeiro grande trabalho: a decoração de um casamento todo feito de origamis.

“Esse foi o maior trabalho que eu tinha conquistado até então. Foram usados mil tsurus no altar. A noiva me pedia várias coisas que eu não sabia fazer, mas dizia à ela que sabia. Depois, corri atrás de tudo e deu certo. Foi meu grande portfólio”, lembra Lina, aos risos. Nessa época, ainda trabalhava das 8h às 18h em uma empresa. “Meu tempo de produção era basicamente à noite”, completa.

Lina é hoje uma Microempreendedora Individual (MEI) e vive, oficialmente, da renda das vendas de origamis. A escolha deu tão certo que seu ganho já é superior ao salário que ganhava como funcionária de carteira assinada. Atualmente, seus produtos já ultrapassaram as barreiras do Estado – além de Goiânia, já vendeu para clientes de São Paulo e Mato Grosso.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!