Engenheiro larga carreira e faz sucesso como sushiman

1 de julho de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

de engenheiro a sushimanQuem olha Alexandre Saber, 43, preparando comida japonesa, não imagina que o engenheiro largou tudo para empreender no que gosta. Ele é dono das duas unidades do restaurante Sassá Sushi, em São Paulo, e atende cerca de 7.500 pessoas por mês no local.

Com 17 anos, Saber investiu em uma confecção e resolveu estudar engenharia têxtil. O negócio não resistiu à concorrência chinesa e fechou em 1996. Saber, também conhecido como Sassá, passou então a trabalhar como funcionário em uma empresa de materiais esportivos.

Nas horas vagas, sempre gostou de cozinhar e tinha especial interesse em comida japonesa. “Eu sempre me imaginei preparando sushi. Resolvi por hobby aprender a ser um sushiman. Comecei a ler livros e fazer cursos sobre o tema”.

Os amigos começaram a pedir para que ele desse aulas sobre o preparo de comida japonesa. A brincadeira acabou se tornando coisa séria: o curso ganhou fama e em pouco tempo o empreendedor já estava dando quinze aulas por mês. Nascia assim, com uma sala de aula improvisada na garagem da sua casa, a marca Sassá Sushi. As aulas custam R$ 200 e acontecem duas vezes por semana.

Em 2003, após juntar as economias, o empreendedor abriu a primeira unidade do seu restaurante. “A marca Sassá Sushi era conhecida antes do restaurante. Quando inauguramos nosso restaurante já contávamos com um público fiel”, afirma Saber, que não parou de dar as aulas.

Hoje, o maior faturamento do empreendedor vem do seu serviço de delivery, que atende mais de doze mil pessoas por mês na cidade de São Paulo. Saber desenvolveu uma embalagem especial para as entregas e, em 2008, ganhou o prêmio da Associação Brasileira de Embalagem, na categoria Delivery.

Uma terceira unidade do restaurante está em construção e será aberta nos próximos meses. Mesmo empreendendo fora de sua área de origem, Saber conseguiu alcançar o sucesso, e, segundo ele, o segredo está no estudo e na tentativa: “Você tem que sempre estar aprendendo. Se você tem vontade de criar, tente. Independente do que os outros vão achar”.

Confira mais sobre a história de Alexandre Saber nesse vídeo exclusivo da PEGN.

Fonte: Revista PEGN

Deixe um comentário!