De funcionário a pequeno proprietário fruticultor

23 de abril de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO GRANDE DO SUL – Artur Michelon é o que se chama de médio agricultor. Atuando no campo desde 1984, ele deixou Montenegro e foi atrás do seu sonho. Tinha experiência, mas não era administrador. Então comprou uma área na qual ainda trabalhava e passou de funcionário a pequeno proprietário. Apoiado pela família, começou a cultivar as próprias maçãs.

Hoje é técnico agrícola e, além de cuidar da propriedade, gerencia uma cooperativa e presta assistência técnica a outros agricultores. No período de colheita de janeiro a maio – chega a ter 200 ajudantes. Das dez mil toneladas de capacidade de estoque na cooperativa, seis devem ser vendidas e quatro serão armazenadas para comercializar quando o preço estiver mais alto. “É a forma que temos de ter renda o ano todo”.

O empreendedor também é um exemplo de produtor que tem a sucessão rural garantida. A filha, engenheira agrônoma, colabora na área administrativa da cooperativa; o filho está prestes a se formar também engenheiro agrônomo e ajuda o pai na lida diária, já que a atividade é eminentemente braçal.

Fonte: Cenário MT

Deixe um comentário!