“Empreendedorismo Rosa” é destaque

22 de julho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

MATO GROSSO DO SUL – Empresárias e candidatas a abrir o próprio negócio terão a oportunidade de participar no dia 25 de julho, quinta-feira, das 19 às 21 horas, de um bate-papo entre mulheres empreendedoras de destaque em seus segmentos, que compartilharão experiências e ações que fazem a diferença no mundo dos negócios.

O Talk Show “Empreendedorismo Rosa: Elas fazem a diferença!”, realizado pelo Sebrae em parceria com a ABF (Associação Brasileira de Franquias), acontece durante o Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Centro Sul, no Espaço Fomenta do Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz, em Dourados.

O painel conta com a presença de Maristela França, diretora de operações do Sebrae no MS; Lênia Luz, sócia-fundadora e diretora de comunicação das empresas Empreendedorismo Rosa e Aurelio Luz Franchising & Varejo;  Tereza Cristina Correa da Costa, secretária de estado da Seprotur;    Tânia Zanin, membro da Comissão de Ética e Associada da ABF – Associação Brasileira de Franchising;  Marlene Izzo dos Santos Panini, proprietária da Izzo Jeans.

Maristela destaca a posição que as lideranças femininas têm ocupado no cenário nacional. “As mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e, à frente dos negócios e na política, têm construído diretrizes e feito com que as leis aconteçam”, destaca Maristela França.

Para ela, o público feminino não ocupou o espaço dos homens, e sim conquistou o que já era de direito, vivendo hoje uma relação complementar no mercado de trabalho e empresarial. “Nesta interdependência, somamos competências e realizações”, reforça Maristela.

Dados que demostram a evolução

Segundo pesquisa divulgada neste ano pelo Sebrae, entre 2001 e 2011, no Brasil, o número de mulheres empreendedoras aumentou 21%, enquanto o de homens apenas 10%. No mesmo período, a proporção das donas do próprio negócio que são “chefes de domicílio”, ou seja, sustentam o lar, subiu de 27% para 37%.

De 2002 a 2012, a estatística de negócios por oportunidade entre as mulheres cresceu de 39% para 63%. O Mato Grosso do Sul é o quarto Estado com a maior proporção de mulheres empreendedoras: são 33% do total de empresários (dois pontos percentuais acima da média nacional), perdendo apenas para o DF, RJ e SE.

O Fórum

O Fórum Regional de Desenvolvimento é promovido por entidades que fazem parte do Sistema “S”: Sebrae, Sistema Fiems, Sistema Fecomércio, Sistema Famasul, Sest Senat e Sistema OCB/MS.

Apoiam a iniciativa a ABF (Associação Brasileira de Franchising); Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul); Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED); Aurélio Luz Franchising & Varejo; Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Cia de Franchising; Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Campo Grande; Governo Federal/Controladoria Geral da União; Instituto Tomodati; SMTZO Holding de Franquias; Shopping Avenida Center; TCE/MS; Unigran (Universidade da Grande Dourados); UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); e Prefeitura Municipal de Dourados.

Serviço

As inscrições para o Talk Show “Empreendedorismo Rosa: Elas fazem a diferença!” são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser realizadas até momentos antes do event. Mais informações pelo telefone 0800 570 0800, da Central de Relacionamento do Sebrae. A programação completa do Fórum Regional de Desenvolvimento pode ser acessada através do endereço www.desenvolvems.com.br.

Fonte: Jornal Agora MS

Deixe um comentário!