Dicionário explica conceitos do setor público

22 de março de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Com o objetivo de contribuir para que governantes e cidadãos interajam crítica e reflexivamente com as políticas públicas, foi lançado nesta sexta-feira o “Dicionário de Políticas Públicas” na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), órgão ligado à Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo. Presente no lançamento, Afif destacou a importância da obra para a formação de uma cultura da administração pública, tanto entre servidores públicos quanto profissionais da iniciativa privada.

Segundo ele, com a perspectiva de investimento de 50 bilhões de reais em projetos de parcerias público-privadas apenas neste ano, será fundamental uma contrapartida através de funcionários públicos altamente qualificados que possam dialogar com o setor privado. E o “Dicionário de Políticas Públicas” vem para contribuir nessa formação. Com mais de 290 verbetes, a obra é a mais completa dentre outras do gênero em português, elucidando conceitos relativos a políticas públicas para a ampliação do campo de estudos e pesquisas sobre o tema. “As PPPs vão exigir conhecimento detalhado dos conceitos do setor público de todos os profissionais envolvidos nos projetos, para que haja um diálogo entre as partes. Se não fizermos esse trabalho de preparação dos nossos servidores, pode haver um desequilíbrio”, disse.

De acordo com o secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, “o objetivo do Dicionário é auxiliar não somente gestores públicos, mas também pesquisadores, estudantes, jornalistas e cidadãos a melhorar sua compreensão sobre temas, problemas e enfoques associados a essa área de conhecimento”.

O dicionário pode ser consultado também na internet no link dicionario.fundap.sp.gov.br

Deixe um comentário!