Desoneração favorecerá pequenas empresas

14 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O governo anunciou uma nova rodada de desonerações na folha de pagamentos para mais 25 setores da economia a partir do ano que vem. Esses segmentos foram escolhidos com o objetivo de estimular a criação de novas vagas e aliviar a carga em cima de quem gera empregos, além de elevar a competitividade da indústria nacional.

Para o governo, isso significará uma redução de R$ 12,83 bilhões na arrecadação e uma desoneração de cerca de R$ 60 bilhões. Já para 25 setores da indústria e de serviços, o custo do empregado vai ficar menor. Na prática, todos deixarão de recolher a contribuição ao INSS de 20% sobre a folha de pagamento e passarão a recolher entre 1% e 2% sobre o faturamento bruto. O imposto será cobrado sobre o faturamento. Segundo o ministro da Fazenda a desoneração será permanente.

A medida favorecerá também os pequenos negócios: de acordo com o Sebrae, além de repercutir favoravelmente em toda a economia nacional, as micro e pequenas empresas também serão beneficiadas direta e indiretamente. Além do aumento na formalização, a decisão do governo permitirá que os pequenos empreendedores aumentem as contratações nos setores beneficiados.

Fontes: Bom Dia Brasil, O Globo e Agência Sebrae

Deixe um comentário!