Crescer Sem Medo ajudará país a superar dificuldades econômicas

29 de abril de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

26620984622_0c7b1ebab5_hSão Paulo – O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu nesta sexta-feira (29) a importância da aprovação do projeto Crescer Sem Medo, em tramitação no Senado, e das ações de simplificação para ajudar o país a superar o período de dificuldades na economia. Afif participou da entrega do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor de 2015/2016, etapa de São Paulo. A premiação ocorreu na sede do Sebrae em São Paulo, na capital paulista.

“Precisamos levantar essa nação. O empreendedorismo não vive de depressão e sim do otimismo e da vontade de vencer e hoje aqui no Brasil esse empreendedor tem medo de crescer”, ressaltou Afif, destacando as modificações previstas no Projeto Crescer sem Medo.

“Por isso, está lá no Congresso o projeto, aprovado por unanimidade na Câmara, com as modificações que criam as tabelas que permitem às empresas terem a perspectiva de crescer e, se sair do Simples, não cair no complicado logo de cara, porque isso seria morte súbita, dada a burocracia do manicômio tributário existente no Brasil”, completou o presidente. “Temos que fazer o projeto passar no Senado e com as modificações feitas, ser aprovado por unanimidade quanto voltar à Câmara”, disse.

Afif também enfatizou a necessidade da simplificação da vida dos cidadãos e das empresas no país. “A liberdade de empreender é a regra, a exceção é a regulamentação. Mas, no Brasil, nós fizemos da regulamentação a regra e criamos obstáculos para o crescimento e o empreendedorismo”, disse o presidente do Sebrae. Para ele, a burocracia também afeta o desenvolvimento dos municípios. “Esses mesmos obstáculos que impedem o empreendedorismo local, também dificultam a ação da prefeitura dentro da sua comunidade. Micro e pequenas empresas e prefeituras são irmãos nas dificuldades”, destacou Afif.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor  tem o objetivo de reconhecer os gestores que promovem o desenvolvimento econômico e social de seus municípios por meio do incentivo aos pequenos negócios locais. No total, foram 423 projetos inscritos de 301 prefeituras (cada uma pôde se inscrever com dois projetos, um em cada categoria) do Estado de São Paulo, sendo que 346 projetos, de 257 prefeituras, foram habilitados. Os vencedores da etapa estadual concorrerão com os projetos selecionados de todo o país para a premiação nacional, que ocorrerá em 10 de maio.

O presidente do Sebrae entregou os prêmios nas categorias Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária  e Inovação e Sustentabilidade. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae São Paulo, Paulo Skaf, também participou da premiação, além de outras personalidades.

 Vencedores do Estado de São Paulo

 Melhor Projeto

Primeiro colocado: Dárcy da Silva Vera (Ribeirão Preto) com o projeto “Fundação Instituto Polo Avançado de Saúde”

Segundo colocado: Paulo Nunes Pinheiro (São Caetano do Sul)

Terceiro colocado: Thiago Rodrigo Rochiti (Torrinha)

 Pequenos Negócios no Campo

Primeiro colocado: José Bernardo Ortiz Monteiro Júnior (Taubaté) com o projeto “Os arranjos produtivos locais podem fortalecer a agricultura familiar”

Segundo colocado: Vanderlei Polizeli (Iperó)

Terceiro colocado: José Milton de Magalhães Serafim (São José do Barreiro)

 Inovação e Sustentabilidade

Primeiro colocado: José Antônio Pedretti (Dracena) com o projeto “Usinas Fotovoltaicas de Dracena”

Segundo colocado: Benedito Carlos de Campos Silva (Natividade da Serra)

Terceiro colocado: Antônio Carlos Pannunzio (Sorocaba)

 Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária

Primeiro colocado: André Eduardo Bozola de Souza Pinto (Socorro) com o projeto “Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”

Segundo colocado: Francisco Nascimento de Brito (Embu das Artes)

Terceiro colocado: Marcos Roberto Casquel Monti (São Manuel)

 Desburocratização e Formalização

Primeiro colocado: Manoel David Korn de Carvalho (Tietê) com o projeto “Desenvolvimento Sustentável: Atendimento Gratuito e Facilitado aos MEIs”

Segundo colocado: Jaime César da Cruz (Vinhedo)

Segundo colocado: Erinaldo Alves da Silva (Votorantim)

Terceiro colocado: Alexandre Augusto Ferreira (Franca)

 Implementação e Institucionalização da Lei Geral

Primeiro Colocado: Thiago Rodrigo Rochiti (Torrinha) com o projeto “Torrinha Cidade Empreendedora: Implementação e Institucionalização da Lei Geral”

Segundo colocado: Ricardo Pinheiro Santana (Assis)

Terceiro colocado: Paulo Alexandre Pereira Barbosa (Santos)

 Compras Governamentais de Pequenos Negócios

Primeiro colocado: Edenilson de Almeida (Guararapes) com o projeto “Pequenos Negócios, Grandes Conquistas”

Segundo colocado: Tarcísio Mateus Abel (Macatuba)

Terceiro colocado: Júlio César Gomes (Sud Mennucci)

 Municípios Integrantes do G100

Primeiro colocado: José Izidro Neto(Ferraz de Vasconcelos) com o projeto “Cidade Desenvolvida é Cidade Humanizada”

Segundo colocado: Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba)

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!